Variedades

Feira do Peixe Vivo começa nesta terça-feira (16)

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu estará presente na 15ª edição da tradicional Feira do Peixe Vivo, representado pelas turmas dos cursos Técnico em Cozinha, Técnico em Aquicultura e Engenharia de Aquicultura. O evento será de 16 a 18 de abril, das 10h às 22h, no Parque de Exposição CTG Charrua.

Os alunos do curso Técnico em Cozinha estarão na praça de alimentação comercializando pratos elaborados por eles. O cardápio inclui escondidinho de bacalhau de tilápia e esfirra de tilápia com requeijão. Já a Comissão de Formatura do Curso de Engenharia de Aquicultura participará da feira vendendo o hambúrguer e bolinho de peixe.

De acordo com o coordenador do curso Técnico em Cozinha, Thiago Lopes, todos os pratos utilizam peixes criados na região, justamente para incentivar o consumo de peixe fresco produzido regionalmente. “Além de ser uma fonte de recursos para as comissões de formatura, a Feira contribui, também, para divulgar o trabalho dos nossos alunos e, consequentemente, ampliar a visibilidade dos nossos cursos”, justifica o professor.

Além da venda de comidas, os alunos do curso Técnico em Aquicultura realizarão entrevistas com os expositores para a elaboração de um diagnóstico sobre a realidade da piscicultura e o consumo do pescado na região.

Segundo explica o professor do curso, Adilson Reidel, a Feira do Peixe Vivo é um momento em que toda a população volta o olhar para o setor aquícola, que vem crescendo significativamente em decorrência dos avanços na pesquisa e na tecnologia de cultivo. “O papel do IFPR neste cenário é importantíssimo, pois formamos mão-de-obra especializada na área de Aquicultura para atender às demandas por conhecimento técnico geradas pelo crescimento da produção e do consumo do pescado”, explica o professor.

A Feira

A feira  ocorre tradicionalmente na Semana Santa, época em que o consumo de peixe aumenta em razão dos costumes católicos. Na ocasião, os piscicultores têm a oportunidade de fazer a venda direta do produto para o consumidor e a população tem a possibilidade de adquirir produtos frescos e de qualidade com origem comprovada. Os peixes serão comercializados por expositores da Associação de Pescadores e Piscicultores do Lago de Itaipu, da Colônia Z12 e produtores de Foz do Iguaçu. O estacionamento é gratuito.

SERVIÇO

15a FEIRA DO PEIXE VIVO

Data: 16 a 18 de abril

Local: CTG Charrua

Horário: das 10h às 22h

Entrada gratuita

Deixe uma resposta