Turismo

Feriadão: Confira dicas de segurança para viajar tranquilo na páscoa

 

Calibrar os pneus é importante não apenas para o bom funcionamento de seu veículo, mas também ajuda a economizar combustível: uma vez que os pneus não estão calibrados o veículo libera mais gases poluentes ao ambiente e podem causar desconfortos quando o assunto é direção, já que faz com que o volante fique mais pesado.  

Ao decidir que o pneus precisam ser substituídos, o ideal é que os quatros sejam retirados ao mesmo tempo, assim faz com que o veículo permaneça uniforme, mas para isso é recomendado seguir as orientações do manual de seu carro, pois se forem substituídos por outros com especificações diferentes, pode haver um comprometimento da segurança e desempenho.

Veja outras dicas úteis para que o seu passeio seja apenas diversão:

Mecânica

É primordial levar o automóvel à oficina mecânica antes de viajar: checar o óleo do motor; o sistema elétrico, pois as setas, as lanternas, os faróis e os piscas são indispensáveis; os fluidos do freio e o para-brisa, para evitar problemas com a chuva. Caso seja necessário, faça a troca dos pneus.

Clima

Estude sempre a previsão do tempo do dia da viagem e do local de destino para evitar pegar a estrada com chuva, especialmente se o percurso for em estradas de terra.

Bagagem

Leve apenas o essencial. O excesso de carga pode deixar o carro mais baixo, podendo fazer com que o escapamento raspe no solo e que os objetos altos no banco traseiro dificultem a visão do motorista. A bagagem solta pode atrapalhar o condutor e acabar causando um acidente.

Animais de estimação e crianças

Nunca se esqueça que as crianças de até dez anos devem ser transportadas apenas no banco traseiro e em uma cadeirinha adequada para cada idade. Já os pets precisam ficar dentro de uma caixa de transporte ou mesmo presos com a coleira ao cinto de segurança no banco de trás do carro.

Lembre-se: 

1. Cinto de segurança é obrigatório;

2. Preste atenção se a faixa marcada na estrada é seccionada, pois somente nesse caso a ultrapassagem é permitida;

3. Use o acostamento apenas em casos de emergência e use a sinalização correta para evitar acidentes;

4. E não se esqueça de calibrar corretamente os pneus, seguindo a orientação do manual do proprietário – em alguns veículos, há essa informação também em um adesivo na parte interna da porta do motorista ou no interior da tampa de combustível.

 

Deixe uma resposta