Lançamentos

Férias de julho: cuidado com veículo deve ser maior na estrada

 

Em algumas regiões, são feitas campanhas de conscientização para que os acidentes de trânsito diminuam. Entretanto, é ideal que todos saibam como prevenir e impedir que imprevistos aconteçam. Pensando nisso, o diretor do e-commerce da KD Pneus, Carlos Molina, dá algumas dicas para manter todos os itens do veículo prontos para as férias. Confira!

Pneus

Apesar de muitos motoristas não se preocuparem com os pneus, este item precisa ser visto como um artigo de segurança. Eles que ditam a estabilidade na estrada, o conforto na direção e são essenciais para que a viagem seja feita sem preocupações ou imprevistos. É preciso, então, reforçar a atenção e os cuidados.

O primeiro passo é sempre mantê-los corretamente calibrados. Isto pode influenciar na deformação dos pneus e do estepe, ainda mais quando se trata de épocas frias, como o mês de julho, no hemisfério sul. O ideal é que eles sejam calibrados semanalmente e que sejam respeitadas as informações e indicações feitas pelo fabricante.

“A manutenção dos pneus deve estar entre as prioridades dos motoristas a fim de evitar danos e garantir que a viagem possa ser feita sem maiores problemas”, afirma Molina. Além disso, investir em marcas de qualidade e sempre realizar uma pesquisa para saber qual é o aro, o tamanho da roda e todas as características que melhor se encaixam e atendem às especificações do seu veículo também é imprescindível.

Freios

A avaliação dos freios também é uma ação mais do que essencial para realizar uma viagem em segurança. Eles devem estar em perfeitas condições para impedir batidas e outros tipos de acidentes, por isso é preciso fazer a avaliação completa do veículo com um profissional e se atentar para algumas características que podem apontar problemas, como pedal duro, ruídos, trepidações ou perda da eficiência.

Outra medida importante, segundo o diretor da KD Pneus, é respeitar as leis que se referem ao item e, ao comprar um carro novo, verificar se atende às especificações. “O Contran [Conselho Nacional de Trânsito] determinou, em 2014, que os carros nacionais devem ser fabricados com freio ABS e airbag, para que a segurança da família seja ainda maior e o número de acidentes fatais diminua”.

Sistema elétrico

“Antes de pegar a estrada é importante fazer um check-up de todos os elementos que envolvam o sistema elétrico do veículo”, alerta Carlos Molina. Motor de partida, alternador, lâmpadas e fusíveis devem estar em perfeitas condições, a fim de oferece mais segurança ou não ter imprevistos que possam colocar em risco toda a família.

Suspensão

Este é um item que influencia em diversas outras partes do seu automóvel. “O sistema de amortecimento é considerado tão importante quanto os freios, por isso ele requer uma atenção especial”, afirma o profissional. É ele quem determina a estabilidade do automóvel, influenciando na dirigibilidade.

Limpador de para-brisas

Poucas pessoas se atentam para as condições do limpador de para-brisas, mesmo este sendo um objeto que aumenta a segurança durante a direção. “É necessário verificar se as lâminas, a borracha e as hastes estão preservadas. Tudo deve estar bem preso e em bom estado para que ele consiga desempenhar a sua função com qualidade”, diz Carlos Molina.

Bateria

“Muitos motoristas se esquecem quando foi a última vez que trocaram a bateria do veículo, o que pode ocasionar o fim da viagem em família”, conta o diretor do e-commerce. Todo item tem um tempo de vida útil, validade, e com o elemento mais importante para o funcionamento do automóvel não seria diferente.

 

 

 

Primeiro, é necessário ter um cuidado maior para não deixar o rádio, o farol ou as luzes internas acesas sem necessidade, já que isso diminui o seu tempo de uso. Além disso, o clima mais frio também pode causar danos e dificultar o seu desempenho, por isso é preciso sempre fazer uma avaliação para que a viagem siga em segurança.

Deixe uma resposta