As competições ocorrem neste sábado (30) e domingo (31), no Ginásio de Esportes Natalino Spada, em Santa Terezinha (a 20 quilômetros de Foz do Iguaçu). O festival também contará com apresentações de bandas e grupos de rap de Foz e Santa Terezinha. A organização é da Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia (Adere), com o apoio da Itaipu Binacional.
Programação
As atividades começam no sábado (30), às 10h, com a Terceira Etapa do Campeonato Paranaense de Slackline na categoria Acesso (amador). Das 15h às 18h, ocorrem as competições de skate nas categorias mirim, iniciante e amador geral. Às 20h será feita a entrega da premiação do torneio de skate e, a partir das 21h, começam os shows com a banda de reggae Bob Kurupi, a banda de rock Sete Elementos e os grupos de rap Aliados da Periferia, Tríade Máfia e Acionários MDL.
No domingo (31) as disputas se iniciam às 10h e prosseguem até as 16h com a categoria elite do slackline paranaense. Pouco depois, às 16h15, começa a Best Trick Open, a competição que irá premiar os skatistas com as melhores manobras. A cerimônia de premiação do Campeonato Paranaense de Slackline e do Best Trick tem início às 18h. Nos dois dias, as atividades esportivas serão embaladas pelos Djs Marcelo Penayo e Bruno Ribeiro.
Competições
Para o Campeonato de Slackline são esperados cerca de 30 atletas, de oito municípios do Estado. Foz do Iguaçu tem tradição nas etapas anteriores. Nas duas últimas, em fevereiro e abril, o vencedor foi o atleta Hallan Garcia, da equipe Adere Slack Foz. Já para o torneio de skate, são 20 vagas por categoria (mirim, iniciante e amador geral), com um total de 60 atletas na competição. Os vencedores de cada categoria receberão medalhas, troféus e acessórios de skate. Os melhores atletas do slackline ganham ainda prêmios em dinheiro. Todos os participantes das duas modalidades recebem medalhas.
Skate
As inscrições para a competição de skate podem ser feitas na Loja Border Skate Shop, na Avenida Brasil, 855, em Foz do Iguaçu. O valor da inscrição é de R$ 10 por atleta. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável para a assinatura do Termo de Responsabilidade. A organização também vai abrir algumas vagas no dia do festival em Santa Terezinha.
Apoio
A edição de inverno do Itaipu River Games tem o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Terezinha de Itaipu, Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Gibbon Slacklines, Associação dos Skatistas de Foz do Iguaçu (ASFI), Amarelo Skateboards, Boarder Skate Shop, Likelion e academia Oxygym.
Texto: Thays Petters