Lançamentos

Fique em alerta: o que observar durante o test drive 

O test drive é um dos momentos mais importantes na hora de escolher o carro mais adequado. Hoje ninguém mais compra um automóvel sem antes colocar as mãos no volante e testá-lo. Seja com um zero-quilômetro ou seminovo, essa é a oportunidade de descobrir se o veículo atende às suas necessidades e oferece boa experiência de direção.

A principal vantagem de aproveitar o test drive é evitar arrependimentos e dores de cabeça futuras. As fotos do carro, a descrição dos acessórios e o próprio texto do anúncio podem transmitir uma imagem distorcida da realidade de um veículo. Somente através do teste será possível identificar as vantagens e desvantagens do automóvel desejado. A dúvida que paira no ar é: com tantos detalhes, a quais eu mais devo me atentar? Por isso, criei uma lista: 

  • Observe todos os bancos: é comum apenas se sentar no banco do motorista. Avalie o acabamento dos outros bancos, o encosto de cabeça dos passageiros e o espaço para as pernas dos ocupantes. Isso vai fazer toda a diferença em seu julgamento. 
  • Teste a central multimídia: cheque se a central se conecta diretamente com seu celular, recebe ligação, identifica e faz a leitura de pendrive e toca músicas; teste o GPS para avaliar a visualização e navegação. 
  • Mexa nas portas: abra todo o carro quando estiver fazendo o test drive. Preste atenção no porta-malas, na capacidade, além do porta-luvas ou porta-trecos no console central. 
  • Analise o volante: descubra se o volante responde bem às manobras, repare no desempenho da estrutura em diferentes velocidades, percebendo se surge alguma dificuldade ou tremor a partir de certo nível de aceleração.  Verifique se existe ajuste de regulagem, bem como a profundidade e a altura da direção. 
  • Cheque o acabamento: o acabamento de um veículo seminovo diz muito sobre os cuidados que o proprietário teve ao longo dos anos: se houve cuidado com a estética, é bem provável que o mesmo tenha ocorrido com a mecânica. 
  • Observe bem a pintura:  com uma boa análise, feita por diferentes ângulos de visão e de reflexão da luz, você consegue identificar se o automóvel tem marcas de riscos ou, até mesmo, se sofreu os efeitos da exposição excessiva ao sol. 
  • Confira os equipamentos de segurança: dê uma boa olhada nos cintos de segurança, tanto do assento do motorista quanto dos passageiros, e pergunte sobre a presença de airbags e outros recursos de segurança. Caso tenha filhos ou pretenda ter, avalie se os bancos traseiros permitem uma fácil instalação das cadeirinhas. 

Além de prestar atenção aos detalhes listados, veja se o carro atende às suas necessidades, como capacidade do porta-malas, se comporta bem todos os passageiros que irão andar no veículo, além de seu conforto e estética. Busque um itinerário que permita testar diversos terrenos. Escolha percursos com obstáculos leves: por exemplo, lombadas, valetas e até entradas/saídas de garagem. Assim você entende como está a suspensão do carro e até mesmo percebe se o para-choque dianteiro costuma bater em saliências. 

O mercado de compra e venda de veículos vem se modernizando e oferecendo serviços mais personalizados, que melhoram a experiência do cliente durante o teste do veículo. Atualmente, ir até o local do carro não é mais necessário: já é possível solicitar um teste drive delivery, em que o automóvel é levado até a casa do interessado, basta procurar. 

Por Gustavo Braga, diretor de comunicação da Carupi*