Variedades

Forças de segurança de Foz farão operações conjuntas nos feriados

As forças de segurança pública farão ações conjuntas nos feriados e finais de semana prolongados em Foz do Iguaçu. A decisão foi pactuada durante reunião da Câmara Técnica de Segurança Pública do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), nessa quarta-feira, 3.

O objetivo é fortalecer as ações policiais preventivas e ostensivas durante os períodos em que Foz do Iguaçu recebe grande número de visitantes e veículos, a fim de aumentar a segurança de turistas e moradores da cidade. A atuação integrada terá início já neste feriado de Páscoa.

A reunião promovida pelo Codefoz, a pedido do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e outras entidades do segmento turístico, reuniu delegados, chefes e representantes de todas as forças de segurança pública municipal, estadual e federal. Participaram do encontro ainda empresários e dirigentes de instituições de turismo.

“Reunimos à mesa as instituições da área e que têm condição técnica para discutir segurança púbica em nossa cidade”, frisou Mario Camargo, presidente do Codefoz. “Além das operações nos feriados, vamos pleitear investimentos em infraestrutura, fiscalização, aumento de pessoal e outras iniciativas”, declarou.

Soma de esforços

Presidente do Comtur, Carlos Silva explicou que a reunião buscou ouvir as demandas das instituições do turismo, analisar o contexto juntamente com as forças de segurança pública que operam no município e buscar soluções. A intenção é atuar de forma permanente e em parceria.

“Nós, do turismo, estamos à disposição para contribuir”, enfatizou Silva. “Buscamos somar forças – setor econômico, sociedade civil e poder público – para melhorias estruturais, ações e investimentos nas áreas sociais, por exemplo, que resultarão a médio prazo em mais segurança para nossos turistas e moradores”, apontou.

Ações da Ponte da Amizade à Avenida JK

De acordo com o capitão André Ribas, do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), as ações serão conduzidas pela PM, Guarda Municipal (GM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). As operações na Páscoa enfocarão a redução de furtos, roubos e outros delitos na região da Ponte Internacional da Amizade e em todo o Bairro Portes.

“Nos dias totais dos feriados, serão realizadas ações integradas entre as forças”, destacou o capitão André. “A abrangência das operações será desde a fronteira, no posto da PRF na aduana, até a Avenida JK. Atuaremos não só no viaduto como também na Vila Portes e Jardim Jupira”, frisou.

Mais soluções

Além das operações conjuntas nos feriados, a reunião da Câmara Técnica de Segurança Pública do Codefoz também deliberou que as instituições irão pleitear a implementação do projeto de iluminação da BR-277. A iniciativa está ligada à melhoria da segurança com redução de roubos e acidentes na via.

O projeto de iluminação da rodovia foi elaborado pela Itaipu, com o acompanhamento da PRF, e prevê recursos da binacional para a implantação do sistema. A proposta inclui parceria das prefeituras de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel de Iguaçu, com contrapartidas dos municípios e do Governo do Paraná.

Será solicitado ao Governo do Estado o aumento de pessoal para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros em Foz do Iguaçu. Esse reforço englobará tanto o quadro de efetivo e de viaturas quanto a atuação nos feriados, a exemplo do que acontece na Operação Verão, no litoral paranaense, devido ao aumento de turistas e visitantes.

Os participantes da reunião também aprovaram que o Codefoz e o Comtur assinarão pedido direcionado ao Ministério Público do Trabalho para o aumento da fiscalização a pessoas que atuam nas ruas de Foz do Iguaçu com a oferta de “serviços” a turistas. Sem habilitação e qualificação, essas pessoas muitas vezes envolvem-se em delitos contra visitantes.

(AI Codefoz. Fotos: Marcos Labanca)

Deixe uma resposta