A Ford Racing encerrou o Rally Dakar 2026 com duplo pódio e seis vitórias em etapas, comprovando a força e a solidez do programa Ford Raptor T1+ na corrida off-road mais difícil do mundo. Esta edição do rali foi considerada uma das mais competitivas da história recente: dez pilotos diferentes representando cinco fabricantes conquistaram vitórias em etapas individuais.
O sprint final de 105 quilômetros foi decisivo. Mattias Ekström e o navegador Emil Bergkvist venceram a etapa e garantiram o terceiro lugar na classificação geral, conquistando o segundo pódio consecutivo com a Ford no Dakar e destacando-se pela consistência. Ekström venceu quatro etapas no evento, mostrando ritmo e navegação avançada na segunda semana da competição.
Logo à frente deles na classificação geral, Nani Roma e o navegador Alex Haro coroaram um Dakar excepcional com o segundo lugar. Seu desempenho na etapa final confirmou o primeiro pódio de Roma no Dakar em sete anos — e o primeiro desde que retornou às competições após sua recuperação de um câncer — um dos resultados mais significativos e emocionantes do rali de 2026.
Carlos Sainz e o navegador Lucas Cruz, da equipe oficial da Ford, chegaram em quinto lugar na geral, após duas semanas extenuantes na Arábia Saudita. A dupla composta por Mitch Guthrie Jr. e Kellon Walch também teve desempenhos de destaque, com vitória em uma etapa e múltiplos pódios.

Evolução
Além do time de fábrica, o programa de corridas da Ford no Dakar incluiu pela primeira vez o fornecimento da Ford Raptor T1+ para clientes, que também entregaram desempenhos sólidos. Romain Dumas e Martin Prokop registraram, cada um, segundos lugares em etapas. Em várias etapas, o pódio foi formado integralmente pela Ford Raptor T1+, um sinal claro da consistência do programa.
“O Dakar é o campo de provas definitivo, não apenas para a velocidade pura, mas para a durabilidade, o trabalho em equipe e a confiabilidade do veículo”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Racing. “Sair do Dakar com um pódio duplo, múltiplas vitórias em etapas e pódios compostos apenas por Fords, além de resultados sólidos tanto de nossas equipes oficiais quanto de clientes, diz muito sobre o quanto este programa evoluiu.
“Mas o Dakar também deixa claro o que é necessário para vencer. Estamos orgulhosos deste resultado, mas ele nos deixa ainda mais focados no próximo passo. Estamos comprometidos com este programa e continuaremos lutando para chegar ao degrau mais alto desta corrida”, completa.
Após um terceiro lugar em 2025 e agora com o segundo e terceiro lugares na classificação geral de 2026, a Ford Raptor T1+ se consolida como uma das forças de primeira linha da competição. Com as equipes oficial e de clientes entregando resultados em todas as frentes, a Ford Racing deixa o Dakar com fôlego e uma base clara para o que vem a seguir: a temporada de 2026 do Campeonato Mundial de Rally-Raid.



