Formula 1 regional entra em uma nova era

A escalada das categorias monoposto definida pela FIA que culmina com a categoria máxima do automobilismo esportivo está sendo reforçada com o anúncio da fusão entre o Campeonato Europeu de Fórmula Regional, certificado pela FIA e organizado pela autoridade esportiva nacional representada pelo Automóvel Clube da Itália (ACI), e a Fórmula Renault Eurocup, para criar uma novíssima competição: o Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine, certificado pela FIA.

Com o novo campeonato, o organizador ACI e sua divisão comercial ACI Sport, na condição de promotor, vão trabalhar em parceria com a lendária marca francesa de carros esportivos Alpine para criar uma referência única para os jovens pilotos após sua primeira experiência nos campeonatos nacionais de monopostos de Fórmula 4 certificados pela FIA.

O novo campeonato oferecerá aos participantes uma oportunidade de pilotar monopostos com tecnologia de ponta, para melhorar sua compreensão das regulagens, dinâmica dos veículos e trabalho de equipe, tendo a chance de correr em provas internacionais. O Campeonato Europeu de Fórmula Regional by Alpine certificado pela FIA contará com 10 eventos de duas corridas por fim de semana, com três provas na Itália e sete em outros países da Europa. O grid será formado por até 36 carros, com no máximo três monopostos por escuderias, com a possibilidade de incluir um quarto piloto se um deles for uma mulher. O veículo será baseado no chassi Tatuus, propulsionado por um motor Renault de 1.8 litro, equipado com pneus Pirelli. Os novos monopostos serão construídos pelo departamento de competições da fábrica da Alpine em Dieppe, na França.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest