Com base nesses dados, e seguindo resolução emitida pela ONU na qual o período de 2011 a 2020 ficou definido como a “Década de ações para a segurança no trânsito”, a Companhia Paulista de Desenvolvimento e a Sem Parar Comunicações, realizam o Fórum Via Futuro – Segurança no Trânsito, com apoio institucional do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do Ministério das Cidades.
O encontro, ocorrerá em São Paulo nos dias 11 e 12 de novembro, além de debater a segurança no trânsito em território brasileiro, servirá de referência para a Conferência da ONU, em Brasília, quando serão avaliados os avanços do tratado assinado pelo Brasil em Moscou, em 2010.
Técnicos e especialistas de diferentes áreas da sociedade civil – empresas, instituições, universidades e o setor público nacional– vão discutir os avanços no desenvolvimento de novas tecnologias, o treinamento e a formação de condutores, a engenharia de tráfego e, sobretudo, a mobilidade e a segurança de pedestres, ciclistas, condutores e passageiros.
Ações desenvolvidas no Brasil
Entre as medidas adotadas no Brasil visando a redução de mortes durante este período que preconiza a “Década de ações para a segurança no trânsito”, destaca-se o “Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – Um Pacto pela Vida”, que faz parte do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência no Trânsito.
A Lei Seca, com intolerância total ao álcool na direção e penalidades mais severas aos infratores, é um dos destaques de alterações feitas no Código de Trânsito Brasileiro. A norma é considerada uma das mais rígidas do mundo.
Outros exemplos a serem discutidos durante o fórum:
• Uso de capacetes para motociclistas e passageiros e coletes de segurança para profissionais;
• Capacitação: utilização de simulador na capacitação de motoristas. Entre 2010 e 2014 foram capacitados mais de 115 mil motoristas profissionais em todo o país.
Fonte: Assessoria Ministério das Cidades