Variedades

Foz do Iguaçu recebe Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes

Foz do Iguaçu vai receber no próximo dia 19 de novembro a primeira edição do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes na modalidade presencial, após quase dois anos da pandemia da covid-19. O encontro da Rede Cidade Digital (RDC) será no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e está com inscrições abertas no http://sympla.com.br/rcd.

O fórum, direcionado às cidades do Oeste paranaense, busca facilitar a modernização dos governos municipais. A iniciativa é uma parceria da RCD com a prefeitura de Foz do Iguaçu e PTI. “A tecnologia está no centro das transformações dos processos produtivos e na geração de valor em todas as regiões do planeta”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

É neste sentido, diz Brasileiro, que o encontro é importante para Foz do Iguaçu e região Oeste. “Para termos um desenvolvimento sustentável, com geração de riquezas, preservação do meio ambiente e qualidade de vida para a população, precisamos estimular um ambiente inovador, que tenha como base a tecnologia”, disse.

A troca de experiências e conhecimento durante o fórum também servirá para estreitar as relações, alinhar as informações, e aproveitar os exemplos para desenvolver estratégias mais eficientes para o município e região como um todo. “A presença de prefeitos, gestores, servidores públicos é fundamental para fortalecermos o ecossistema de inovação na região”, destaca.

Na avaliação do prefeito, são estes os instrumentos responsáveis por estabelecer e fazer a gestão das políticas públicas. “Os gestores, de forma geral, são primordiais no estabelecimento de um ambiente favorável para a expansão do uso da tecnologia na região”, completa.

Momento favorável

Para o diretor da RCD, José Marinho, o momento é importante para a implantação de novas tecnologias que garantam maior eficiência da máquina pública e geração de oportunidades de crescimento social e econômico. “A pandemia acelerou a necessidade do uso de tecnologia e a transformação digital dos serviços públicos. Se antes a tecnologia era importante, agora passou a ser essencial”, observa.

“Será a oportunidade para a troca de conhecimentos entre os gestores públicos sobre como planejar e implantar ações, trazendo cases de sucesso nas prefeituras da região, soluções e políticas públicas disponíveis. E, claro, seguindo os protocolos sanitários vigentes para garantirmos a segurança de todos no evento”, explica Marinho.

Em função da redução de público para eventos neste período, as vagas são limitadas. A programação trará novidades com a participação de convidados especiais virtuais e a promoção de painéis tratando temas específicos que atendam a demanda regional nas prefeituras.

Encontros virtuais

Durante a pandemia, a Rede Cidade Digital também inovou com a realização de eventos online para as prefeituras do país. Prefeitos e gestores de mais de 1,8 mil municípios em 15 estados (PR, RS, SC, SP, MG, MS, BA, RJ, PE, ES, MT, CE, AL, RN e SE), já participaram do WebinarRCD para o compartilhamento de ações tecnológicas nas cidades.

“O meio virtual vem permitindo levarmos conhecimentos e informações a gestores públicos de norte a sul do país”, destacou José Marinho. Todas as edições do WebinarRCD podem ser conferidas na TVRCD, o canal oficial da Rede Cidade Digital no YouTube: https://youtube.com/redecidadedigital