O aumento da procura por procedimentos estéticos nos glúteos tem levado especialistas a alertarem sobre a importância da estrutura muscular para resultados eficazes e duradouros, e, acima de tudo, para a postura e longevidade feminina
A médica Hellen Marques Assis, atuante em Dermatologia Funcional Estética, explica que o fortalecimento dos músculos glúteos deve ser a base de qualquer protocolo de harmonização corporal, sobretudo depois dos 40 anos.
A falta desta musculatura pode provocar queda, dores lombares, resistência à insulina e declínio funcional como prevê Estudos publicados no Journal of Gerontology. Dados European Working Group on Sarcopenia in Older People (EWGSOP) indicam que essa perda progressiva de massa muscular pode ter início a partir dos 30 anos, com aceleração após os 40.
“Existe toda essa preocupação porque os músculos glúteos — máximo, médio e mínimo — desempenham papel central tanto para a estética quanto para a postura, no equilíbrio do quadril, na proteção da coluna lombar e na mobilidade ao longo da vida”, explica.
Segundo a médica, protocolos focados apenas em volume ou preenchimento desconsideram a base estrutural do glúteo.
“O glúteo é uma estrutura tridimensional formada por músculo, gordura e pele. Quando a musculatura está enfraquecida ou flácida – causada pela idade ou emagrecimento rápido-, qualquer preenchimento atua sobre uma base instável, comprometendo tanto o resultado estético quanto sua durabilidade”, explica.

Protocolo específico para ganho de massa
Recentemente, a médica lançou um protocolo voltado especialmente para mulheres que tiveram perda rápida de peso ou apresentam dificuldade em ganhar massa muscular. O método chamado de Body Sculpt tem como foco estimular o ganho de massa magra de forma segura e eficaz.
“Além da melhora estética, especialmente da região do glúteo, o principal objetivo é devolver força, funcionalidade e qualidade de vida a essas mulheres”, conclui a especialista.
Por que a massa muscular é tão importante?
Hellen explica que o ganho de massa muscular melhora a sustentação do corpo e a qualidade da pele.
No caso da hipertrofia glútea há uma melhora na firmeza e do contorno natural do glúteo, redução da flacidez corporal, estabilidade do quadril e proteção da coluna lombar, prevenção de dores crônicas e lesões articulares, aumento do metabolismo basal e contribuição direta para o envelhecimento saudável.
Além dos benefícios físicos, o fortalecimento glúteo impacta diretamente a autoestima feminina. Estudos em saúde da mulher indicam que uma percepção corporal positiva está relacionada a melhores índices de bem-estar emocional e maior adesão a hábitos saudáveis.
“Glúteo forte é saúde, funcionalidade e prevenção. A estética vem como consequência de uma estrutura bem construída”, reforça a médica.
Quem é Dra Hellen
Dra. Hellen Marques Assis atua como medica Dermatologia Funcional Estética. É cristã, casada e mãe de três filhas.
Desde 2021, ao lado do esposo, o médico Léo Assis, atende no Núcleo Assis, clínica que oferece atendimento completo nas áreas de emagrecimento, longevidade, beleza e bem-estar.
O Núcleo Assis está localizado na Avenida Paraná, 1500, sala 8A, 2º andar (próximo ao Shopping JL). Mais informações: @drahellenmarquesassis (45) 99992-5955. @drleonutrologo



