Variedades

Hernandárias, no Paraguai, e Foz do Iguaçu são cidades irmãs

A partir de agora Foz do Iguaçu, no Brasil e Hernandárias, no Paraguai, são cidades irmãs. O projeto de lei que versa sobre a Cooperação entre os municípios foi sancionado, e publicado em diário oficial no dia 23 de maio. Agora, ele é a Lei Municipal 4.454/2016. O projeto (26/2016) que cria a lei é de autoria do Vereador Luiz Queiroga (DEM). 

Hernandárias é uma cidade paraguaia localizada no centro do departamento de Alto Paraná. Ela está localizada a 8 km do centro de Ciudad del Este e a 335 km de Assunção. Fundado em 1896, é o município mais antigo de Alto Paraná.

O Poder Executivo também deve firmar o mesmo acordo entre as cidades para que os objetivos da lei sejam plenamente alcançados. Antes da celebração do acordo, o Executivo Iguaçuense deve comunicar o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, solicitando a colaboração das autoridades diplomáticas para implementação das formalidades. 

O acordo de irmanação terá por finalidade promover programas mútuos de cooperação e fraternidade, através do desenvolvimento de intercâmbios cultural, social, turístico e econômico.

O Poder Executivo poderá manter convênios com instituições interessadas na realização do acordo de irmanação. Foz do Iguaçu já é cidade irmã de vários municípios e diversos pa: Xiamen (China), Pisa (Itália), Kunming (China), SeoGwipo (Coréia do Sul) e Jericó (Palestina).

Deixe uma resposta