Variedades

Homenagem póstuma: UPA Dr. Walter Barbosa será inaugurada no sábado (30)

 

“Para nós é um grande presente. Estamos muito felizes e gratos por essa homenagem”, disse a filha, a cirurgiã dentista Anna Christina Barbosa. A própria esposa, Celme Barbosa, foi quem escreveu o texto para ser colocado na placa da UPA. No texto ela lembra que Dr. Walter era conhecido como o médico das criancinhas e durante quase 40 anos foi incansável no cuidado com elas, não apenas na sua clínica, mas no posto de saúde e também como voluntário da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI). 

Ele começou a trabalhar no município em 1974, um ano depois como servidor federal. Pelo município se aposentou em 2008, mas continuou atendendo até outubro de 2016, quando faleceu, vítima de um infarto.

A unidade

O PA passou por uma grande reforma e foi reconhecido como UPA. E como UPA, o Ministério da Saúde repassará cerca de R$ 500 mil/mês para custeio. O total de investimentos do Município foi de aproximadamente R$ 2 milhões.

A UPA Dr. Walter Barbosa será considerada de porte III. Terá uma ala com cinco leitos pediátricos e 10 leitos adultos divididos entre masculino e feminino. Contará também dois leitos de isolamento e quatro leitos de emergência, classificados como ala vermelha. A previsão é atender 10 mil atendimentos por mês.

A nova unidade contará também com farmácia básica, que passará a funcionar a partir da data de inauguração, Raio X, central de esterilização e central de epidemiologia.

 

Deixe uma resposta