O novo Honda WR-V 2026, que chega para revolucionar o segmento de SUVs compactos de entrada, apresenta um diferencial sob o capô que é fundamental para a confiabilidade do veículo: as baterias Heliar, da Clarios, líder global em tecnologias avançadas de baterias de baixa tensão para mobilidade.
A parceria, consolidada ao longo de anos, garante que o SUV saia de fábrica com componentes elétricos robustos e desenhados especificamente para atender aos rigorosos padrões da fabricante japonesa. A Clarios fornece para 100% dos veículos produzidos pela Honda Automóveis no Brasil.
De acordo com Adriano Stefanini, diretor de Vendas da Clarios para o segmento de equipamentos originais (OE) no Cone Sul, são fornecidos dois modelos de bateria para o WR-V, ambos seguindo o padrão industrial japonês (JIS) e as especificações da Honda: o modelo B19 (30Ah e 240A de CCA) e o NS60 (47Ah e 405A de CCA).
A potência de arranque a frio (CCA) é um indicador crítico para o funcionamento do motor, especialmente o 1.5 DI i-VTEC Flex que equipa o modelo. “A Clarios participou juntamente com a Honda oferecendo todo seu know-how de instrumentação e testes de partida e balanço elétrico nos veículos em diferentes cenários, fortalecendo a parceria de anos com a Honda e garantindo o sucesso do novo modelo”, afirmou Adriano.
Tecnologia e diferenciais
As baterias utilizadas no WR-V são do tipo SLI (Starting, Lighting, Ignition), a tecnologia tradicional de chumbo-ácido, porém, aprimorada com inovações internas. O grande diferencial, segundo o diretor, está na aplicação de tecnologias proprietárias da Clarios, como a grade PowerFrame™ nas placas positivas e materiais ativos específicos.
“O dimensional específico das aplicações japonesas exige qualidade e excelência nos componentes internos. Os materiais ativos (das placas positiva e negativa) foram especialmente desenvolvidos e ‘preparados’ para atender às demandas do veículo para o qual as baterias foram projetadas”, destaca Adriano. “A vantagem técnica é uma construção que vai do projeto químico e estrutural interno (PowerFrame e materiais) até a comprovação em campo de que esse pacote tecnológico atende aos rigorosos padrões da Honda de forma consistente”, completou.
Essa robustez técnica é essencial para alimentar não apenas a partida do motor, mas também toda a gama de sistemas elétricos de alto consumo do WR-V, que inclui o pacote Honda SENSING, a central multimídia de 10 polegadas, faróis full-LED e o sistema de conectividade myHonda Connect presente na versão EXL.
O Honda WR-V 2026
Posicionado como um modelo inédito e com a “melhor relação custo-benefício” entre os SUVs compactos de entrada, o WR-V é produzido na fábrica de Itirapina (SP), com motor fabricado na unidade de Sumaré (SP). O lançamento se destaca pelo design marcante, interior espaçoso e um extenso pacote de itens de série, incluindo o Honda SENSING em ambas as versões: EX e EXL. O veículo estreia também a Garantia Total de 6 anos da Honda, a mais longa do segmento.
A Clarios abastece mais de 100 países com vendas anuais de aproximadamente 150 milhões de unidades. No Brasil, a companhia mantém sua planta em Sorocaba (SP), onde emprega mais de 1.200 colaboradores e fabrica baterias automotivas, para motos, veículos pesados e estacionárias.



