Variedades

Hotel em Foz do Iguaçu investe em energia solar fotovoltaica

A implantação de um modelo de gestão voltado para a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente levou o BEST WESTERN Tarobá Hotel a promover investimentos para transformar luz solar em energia elétrica. Com a instalação do sistema de geração de energia por meio de placas fotovoltaicas, o hotel em Foz do Iguaçu reduz as despesas e contribui para conservação da natureza.

Com a produção mensal de 1.850 kWh de energia limpa e renovável, o hotel deixará de emitir na atmosfera duas toneladas de gás carbônico por ano, substância química associada ao efeito estufa. O sistema fotovoltaico do BEST WESTERN Tarobá Hotel possui 60 placas, instaladas em uma área de 100 m². As placas de captação têm durabilidade mínima de 25 anos e o retorno do investimento está previsto em 6,7 anos.

O gerente-geral do BEST WESTERN Tarobá Hotel, Mauro Sebastiany, informa que a opção pela geração de energia solar reflete a responsabilidade social e ambiental do estabelecimento. Para o gestor, o conceito de atendimento de qualidade adotado pelo hotel é mais amplo que a visão limitada à entrega de produtos e serviços aos clientes. É preciso garantir conforto e comodidade na hospedagem e ao mesmo tempo ter compromisso ético e coletivo.

Funcionamento

As placas fotovoltaicas foram instaladas no terraço do hotel. Por meio de cabos elétricos, as placas estão conectadas ao inversor fotovoltaico, dispositivo eletrônico que transforma a corrente contínua em alternada, atendendo aos padrões elétricos do estabelecimento. Este equipamento também faz o monitoramento da produção de energia e a proteção de todo o sistema gerador, em caso de falha operacional.

De acordo com o engenheiro eletricista Luiz Ricardo Colman, responsável pela instalação do sistema fotovoltaico no BEST WESTERN Tarobá Hotel, a energia produzida irá proporcionar economia em uma parte da área coletiva do hotel. Será alimentada a demanda de iluminação, aparelhos de ar condicionado e demais equipamentos. A produção anual de energia provida pelo sistema fotovoltaico representará 3% de todo o consumo anual do hotel.

Deixe uma resposta