Variedades

IFPR Foz promove Encontro da Lígua Brasileira de Sinais

Estão abertas as inscrições para o I Encontro do Espaço iFozLibras, projeto desenvolvido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Foz do Iguaçu com vistas a promover a difusão dos conhecimentos sobre a pessoa surda e suas peculiaridades culturais e linguísticas.

O evento será no dia 26/04 e terá a palestra “Movimento dos surdos: a desconstrução da inclusão e a reestruturação da acessibilidade comunicacional”, ministrada pelo professor de Libras Júlio Marcos de Souza.

O encontro é aberto a todos os interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online. Clique aqui.

O Espaço iFozLibras foi pensado para ser um ambiente de interação entre pessoas ouvintes que estão iniciando estudos acerca da Língua Brasileira de Sinais (Libras), pessoas não-surdas e surdas fluentes no idioma. “Será um espaço para o exercício da Libras, comprometido com a inclusão da pessoa com surdez, com o respeito à diversidade étnica, cultural, linguística e às diferentes identidades surdas”, explica o coordenador do Projeto, o professor Anderson Gonçalves Guimarães.

Ao longo do ano letivo, ocorrerão palestras, mesas redondas, oficinas, exposições, entre outros, ministrados preferencialmente em Libras por profissionais especialistas surdos ou bilíngues. “Neste sentido, as interações no idioma não somente incentivam e estimulam o desenvolvimento linguístico, fluência na Libras, dos iniciantes como também corrobora com a comunidade linguística da língua de sinais brasileira de Foz do Iguaçu e região”, destaca o coordenador.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta