Na última sexta-feira (11), o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Stamm, recebeu nesta sexta-feira (11), no gabinete da diretoria, em Foz do Iguaçu, os atletas.
Ambos participam de projetos socioesportivos apoiados pela Itaipu Binacional, o Jovens Atletas – Campeões do Futuro e o Kimono Amigo, respectivamente. As outras atletas, que também foram classificadas para o evento mundial, são Maria Eduarda Ferreira Barbosa (salto em altura) e Victoria Gabriela Soares Berlanda (lançamento de dardo).
Érica e Vitor mostraram as medalhas e receberam parabéns do diretor, que elogiou a garra com que todos representaram as cores da bandeira brasileira e reafirmou o apoio da Itaipu às ações socioesportivas. “É um orgulho para a Itaipu ser parceira de vocês e desses projetos dos quais vocês participam. Vamos continuar juntos, investindo em vocês e apoiando no que precisarem”, garantiu Stamm.
“Quando temos um jovem campeão mundial, sabemos que não é apenas uma questão de talento. Por trás dele há uma estrutura de qualidade e uma equipe preparada e dedicada. Esses resultados são maravilhosos, mas igualmente maravilhosos são os reflexos do esporte na questão social”, disse Márcio Bortolini, gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu.
Também participaram do encontro o treinador da equipe feminina da delegação brasileira de atletismo, Sergio Muniz dos Santos (o Quick); a presidente do Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu, Marcilene Muniz; o presidente da Judofoz, Josmar Couto; a assessora de Responsabilidade Social da Itaipu, Luciana Carneiro Lobo da Camara Teixeira, a chefe de Assessoria da Comunicação Social, Patrícia Iunovich, e outros empregados da binacional.
Gimnasíada
O Mundial de Esporte Escolar (Gimnasíada) 2018, que aconteceu entre os dias 2 e 9 de maio, em Marrakesh, no Marrocos, reuniu os melhores atletas entre 15 e 18 anos do planeta, em competições de 17 modalidades esportivas. Realizado a cada dois anos pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), é o maior evento de esporte escolar do mundo.
No Marrocos, a 17ª edição reuniu quatro mil atletas, de 58 países. O Brasil ficou em terceiro lugar no quadro geral de medalhas, terminando à frente de países tradicionais no esporte, como França, Rússia e Estados Unidos. A próxima edição do evento, em 2020, será na cidade de Jinjiang, na China.
Essa foi a segunda vez que uma atleta apoiada pela Itaipu chega ao topo do pódio em uma competição mundial de esportes escolares. Em 2015, no Mundial Escolar de Atletismo, em Wuhan, na China, Victória Nieradka Violante foi ouro no salto triplo.
Outros projetos
Nos últimos cinco anos, a Itaipu investiu aproximadamente R$ 9 milhões nos projetos Meninos do Lago (canoagem), Velejar é Preciso (vela) e Jovens Atletas (atletismo). O subsídio financeiro para os próximos cinco anos será de R$ 26 milhões, o que permitirá, por exemplo, aumentar de 100 para 600 o número de atletas participantes do Meninos do Lago e começar a desenvolver projetos de judô, badminton, vôlei, futebol, basquete e xadrez.
A maior parte do dinheiro será destinada ao custeio de professores, viagens, participações em campeonatos e na melhoria da infraestrutura para o treinamento.
Os apoios já consolidados acontecem nos projetos Meninos do Lago, em parceria com a Federação Paranaense de Canoagem; Velejar é Preciso, em conjunto com o Iate Clube Lago de Itaipu; e Jovens Atletas, parceria com o Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu. Os três programas atendem, juntos, 380 jovens alunos de escolas públicas.
Estão em fase de formalização outros sete projetos que devem atender 1.560 alunos. São os projetos Kimono Amigo, parceria com a Associação Esportiva Judofoz; Basquete sem Fronteiras, com a Associação de Basquete de Foz do Iguaçu; Maestro da Bola, com a Associação Maestro Esporte Clube; Talentos do Vôlei, parceria com a Associação Iguaçuense de Voleibol Educação e Cultura; Badminton, Raquetadas para a Cidadania, com a Associação de Badminton Cataratas Foz do Iguaçu; Xadrez para Todos, com a Associação de Xadrez de Foz do Iguaçu; e o Caminhar Sinefi, com o Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu.