Os Correios já começaram a distribuir os carnês do IPTU, mas para os contribuintes que quiserem se antecipar e consultar os valores do imposto predial e territorial urbano de 2016 poderão fazê-lo acessando a página da prefeitura na internet no www.pmfi.pr.gov.br. As informações já estão disponíveis nesse site, onde é possível consultar e imprimir a guia de recolhimento e também o carnê. Para isso basta ter em mãos o número da inscrição predial.
O vencimento para o pagamento à vista e também da primeira parcela, para quem vai optar pela quitação em parcelas, está previsto para o dia 11 de abril.
O contribuinte que optar pela quitação do imposto à vista terá um desconto de 10%. O prazo para a solicitação de revisão do IPTU será iniciado em 11 de abril. Já os pedidos de isenção serão recebidos entre 12 de abril e 11 de junho.
O cálculo do IPTU é feito com base no valor venal do imóvel. No caso dos imóveis com edificação a porcentagem é de 1% sobre o valor venal determinado pela legislação vigente. Já para os terrenos vagos, a porcentagem é de 2%.
No carnê além da cobrança do IPTU estão incluídas também as taxas de: coleta de lixo para imóveis prediais; de combate incêndio e a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública, para imóveis territoriais, aqueles sem construção.