IR: Parte do imposto pode ser destinado às instituições sociais

A reta final para entregar a declaração do Imposto de Renda (IR) está chegando. Faltam apenas 8 dias. Pelo menos 50% dos contribuintes ainda não fizeram a sua declaração, segundo dados divulgados pela Receita Federal na última semana.

Para quem ainda não declarou, uma boa dica é: a pessoa física pode destinar até 6% e as empresas até 1% do lucro real para instituições sociais. Sem gastar um centavo a mais por isso, o ato pode impactar o dia a dia de muitas crianças.

Ao optar pela declaração do modelo completo, parte dos recursos que iriam para a Receita Federal podem ser destinados para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA). Segundo dados da Receita Federal, menos de 5% dos contribuintes paranaenses destinam o valor para esse fim.

 

A instituição de Foz do Iguaçu, Judô Foz oferece treinamento de judô gratuitamente para 270 pessoas. Segundo o professor Josmar Gouveia Couto, no final do ano, eles foram aprovados pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e estão aptos para receber parte dos impostos devidos.  “Vivemos de doações e parcerias. Para os que vão destinar parte do recurso pode ser pouco, mas para nós, pode fazer uma grande transformação social”, disse.

Confira 5 dicas sobre como destinar o seu imposto e contribuir com o futuro das crianças:

Não gastar um centavo a mais por isso

A doação do imposto não impacta o seu bolso, o valor destinado será retirado do montante que já seria pago à Receita Federal.

Acompanhar os projetos e ações

O grande diferencial das doações está na possibilidade de conferir o trabalho da instituição durante todo o ano.

Não é necessário fazer nenhum cálculo

O sistema já calcula qual o valor máximo que o contribuinte pode doar. É só preencher o formulário completo. Você deve clicar em “resumo de declaração” e logo em seguida em “doação diretamente na declaração – ECA”. Depois é só selecionar o fundo “Municipal” da cidade do projeto escolhido, emitir e pagar a DARF até o dia 30 de abril. Por fim, deve informar ao Conselho e a instituição beneficiada sobre qual destino você quer dar para a sua doação.

Um e-mail pode transformar muitas realidades

Com a DARF paga, é preciso comunicar por e-mail a entidade e o Conselho escolhido, anexar o comprovante de pagamento e informar no assunto do e-mail qual a entidade escolhida para a doação realizada. Esse processo garantirá que o Conselho solicite o valor doado à Receita Federal e faça o repasse dos recursos para a entidade. Um simples envio vai impactar a vida de muitas crianças.

Contribuir para uma infância mais feliz

Com os recursos destinados você pode contribuir para a infância de mais de 300 crianças que vivem em áreas de vulnerabilidade social em Foz do Iguaçu. Com o projeto Cotidianidades elas têm acesso à educação gratuita e de qualidade que impacta as famílias e a comunidade. Investir na educação pode transformar a vida de muitas crianças.

 

Mais informações: pelo telefone 45-99953-7667 – [email protected]

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp