Turismo

Já é Natal em Foz do Iguaçu

Uma noite repleta de magia. Assim o Natal de Foz abre sua programação nessa quarta-feira (11), na Praça da Paz, a partir das 20 horas, com o espetáculo “Além do arco-íris”, da companhia Felchak Produções, de Guarapuava. A cerimônia contará ainda com a chegada do Papai Noel, acendimento das luzes e queima de fogos. A praça, no centro da cidade, recebeu uma decoração especial, com figuras iluminadas por milhares de lâmpadas de LED, que assumem formatos diversos como pinheiros, bolas de Natal, sinos e até bichos. O cenário também ganhou um túnel de luz, presépio, Bosque Estrelado, uma estátua do Papai Noel, e a Casinha do Noel, instalada no prédio do CAT (Centro de Atendimento ao Turista), em frente à prefeitura, com funcionamento diário das 20h às 22h. As crianças receberão atenção especial com sessões diárias de contação de histórias. No palco principal, montado no meio da praça, diversos artistas apresentarão um variado repertório no período que antecede o Natal.
Programação
Até o dia 23 de dezembro, todas as noites, a partir das 19h30, o espetáculo curto intitulado “Encantamento” abre o palco da Praça da Paz, com o acendimento das luzes e a chegada do Papai Noel.  A feirinha de Natal também estará aberta à visitação no período da noite, sempre a partir das 18 horas. O espaço será uma excelente alternativa para quem deseja buscar um presente, ou mesmo conhecer a produção artesanal e gastronômica da cidade. A decoração natalina deste ano estará presente não somente na Praça da Paz, mas também no calçadão da Rio Branco, na avenida das Cataratas e no Gramadão da Vila A. Através da iniciativa de empresários da cidade, uma árvore de 28 metros foi montada na praça e vai compor o passeio. A companhia Felchak Produções também exibirá o espetáculo “O Natal está no ar”, dia 14, às 20 horas, no Gramadão da Vila A, e no dia 23 volta à Praça da Paz para o espetáculo de encerramento.
Segurança
Além de muita diversão, a segurança no espaço será reforçada, garantindo a todos mais tranquilidade para aproveitar cada momento. ‘Vamos trabalhar com câmeras de videomonitoramento, o ônibus com guardas municipais 24 horas por dia, além da equipe privada e da Polícia Militar, que vai auxiliar em dias de evento”, comentou o secretário de segurança, Reginaldo Silva. O entorno da praça também será monitorado e devidamente sinalizado para estacionamento e circulação de veículos.
 
Cartinha
Este ano, um material gráfico especial foi produzido pela organização do Natal. Crianças das escolas municipais receberam um divertido mapinha da Praça da Paz, com todos os atrativos do passeio. No material é possível conhecer um novo lado do Papai Noel, que escolheu Foz do Iguaçu para passar suas férias. “Como na cidade faz muito calor durante o Natal, abraçamos a ideia de trazer um Papai Noel mais descontraído, radical, e nada melhor que mostrá-lo passeando pelos pontos turísticos da cidade”, comentou o diretor presidente da Fundação Cultura, Juca Rodrigues.
No impresso recebido nas escolas, as crianças ainda poderão escrever uma cartinha, não para pedir presentes, mas para emanar boas vibrações. “Pensamos em ampliar essa participação e apostar não somente na entrega da cartinha com pedidos, mas em motivá-las a aproveitar o Natal com as pessoas que gostam, cultivar essa convivência com os pais, e amigos durante essa data tão especial”, comentou Rodrigues. Quem visitar a Casinha do Noel poderá conferir de perto uma mini vila de gnomos, fazer selfies, falar com os Ajudantes de Noel e participar de um sorteio diário a alguns atrativos turísticos da cidade.
A programação de Natal segue até dia 23 de dezembro. Depois disso, uma nova celebração acontece na praça, a partir do dia 27, com a atrações musicais e queima de fogos.
Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta