Hoje é um dia que ficará marcado na história da Jaguar. A marca britânica de veículos premium com mais de 80 anos de tradição revelou pela primeira vez ao mundo seu primeiro veículo 100% elétrico: o I-PACE. O modelo acaba de ser apresentado na nova unidade industrial da Jaguar Land Rover em Graz, na Áustria, onde ele será produzido. A primeira exibição ao público será durante o Salão de Genebra, que começa no próximo dia 6 de março. Não há previsão para o veículo desembarcar no mercado brasileiro.
O novo Jaguar I-PACE é um SUV que mistura praticidade, desempenho de superesportivo, amplo espaço interno, tecnologia avançada e design extremamente atraente.
Equipado com uma bateria íon de lítio de 90kWh formada por 432 células e ampla capacidade térmica, o modelo é capaz de sair da imobilidade e alcançar os 100km/h em apenas 4,8 segundos, além de possuir uma autonomia de rodagem de cerca de 480 quilômetros. Tudo isso graças aos dois motores elétricos idênticos que enviam tração para as quatro rodas.
O carregador de 100kW permite aos clientes recarregar até 80% da bateria do I-PACE em até 40 minutos, situação ideal para uma viagem longa. Já quando carregado em uma tomada normal caseira de 7kW, os 80% de carga são alcançados em 10 horas, ou seja, essa situação é perfeita o carregamento durante uma noite de sono.
“O I-PACE é um verdadeiro Jaguar, ao oferecer uma experiência de condução extremamente esportiva. Seu sistema de tração integral oferece aceleração instantânea em todos os tipos e condições de terrenos”, afirma Mike Cross, engenheiro-chefe da Jaguar.
A combinação de tração nas quatro rodas, 394 cv de potência e 71 Kgfm de torque instantâneo, característica inerente de um veículo 100% elétrico, assegura que esse modelo de zero emissões tenha um comportamento esportivo em todas as situações.
Para provar isso, ainda como parte de seu debut global, o I-PACE enfrentou os veículos também 100% elétricos Tesla Model X 75 D e 100D em um desafio de aceleração da imobilidade aos 96 km/h, realizado na Cidade do México, palco da próxima etapa do Campeonato de Fórmula E neste fim de semana.
O piloto brasileiro Tony Kanaan esteve a bordo dos modelos da Tesla enquanto o neozelandês Mitch Evans, piloto da equipe Panasonic Jaguar Racing dirigiu o novo I-PACE. O desafio pode ser assistido abaixo.
Totalmente desenvolvido no Reino Unido, o I-PACE será produzido na fábrica de última geração da Jaguar Land Rover em Graz, na Áustria, em uma parceria com a Magna Steyr. O modelo é o mais novo membro da família de SUVs da Jaguar, que já conta com o F-PACE – mais vendido veículo da marca no Brasil e no mundo em 2017 – e com o recém-apresentado SUV compacto, o E-PACE.
Motorização
O I_PACE é equipado com dois motores elétricos idênticos de ímãs permanentes, cada um com a função de gerar força para um eixo do veículo. Os motores são totalmente ajustados ao sistema de transmissão de velocidade única e ao diferencial do I-PACE, construídos para serem extremamente compactos e trabalham para gerar uma distribuição de força instantânea e precisa para as quatro rodas. Tal característica permite que o SUV adapte continuamente seu balanço dianteiro e traseiro, de acordo com as condições da estrada.
Concebido para ser um veículo elétrico de alto rendimento, o I-PACE oferece a seus clientes uma dinâmica de condução extremamente atraente, em um equilíbrio único entre controle, refinamento e praticidade. Para isso, a Jaguar colocou a bateria na posição mais baixa possível entre os eixos, de forma a proporcionar uma distribuição de peso 50:50 e um centro de gravidade 130 milímetros mais baixo que o F-PACE, o que reduz muito a rolagem da carroceria.
Os engenheiros da Jaguar substituíram um freio convencional por um freio elétrico no I-PACE. Isso proporciona ao sistema mais flexibilidade ao combinar a frenagem mecânica regenerativa com a tradicional, o que proporciona uma sensação de pedal consistente e precisa em todas as circunstâncias.
O I-PACE também permite que o condutor selecione entre níveis altos ou baixos de travagem regenerativa para maximizar a eficiência e otimizar o alcance do veículo. Quando o modo regenerativo elevado é selecionado, ele efetivamente permite que o condutor experimente a condução intuitiva com um único pedal, pois a velocidade do modelo diminui conforme o pedal do acelerador é levantado, o que reduz a dependência do pedal de freio. Neste caso, uma força de frenagem regenerativa máxima de 0.4G pode ser alcançada.
Design
Os designers da Jaguar, chefiados pelo renomado design Ian Callum, desenharam o I-PACE como um SUV de proporções imponentes e silhueta marcante, que remete a um cupê. Seu design é inteiramente inspirado no superesportivo C-X75, com linhas bastante agressivas e rodas de aro 22.
Seu capô baixo, teto de alta fluidez aerodinâmica e traseira mais quadrada garantem ao I-PACE um coeficiente de arrasto de apenas 0,29. A grade dianteira passa a assumir um importante papel aerodinâmico no modelo, ao canalizar o fluxo de ar para as linhas do capô e para a parte inferior do para-brisas, o que contribui diretamente para a redução do arrasto. O fluxo de ar que passa pela grade dianteira e pelas linhas do capô também ajudam no resfriamento da bateria, o que garante ainda mais otimização de sua carga.
Da mesma forma que no F-TYPE e no Range Rover Velar, as maçanetas do I-PACE localizam-se dentro da carroceria e são reveladas no momento em que os ocupantes entram ou saem do veículo. Essa característica dá ao SUV um visual mais limpo e, ao mesmo tempo, proporciona uma melhoria aerodinâmica ao modelo. Quando equipado com o sistema de suspensão pneumática opcional, o I-PACE ainda pode ser rebaixado em 10 milímetros em velocidade acima de 105 km/h, o que também contribui para a redução do arrasto.
A assinatura dos faróis full LED do modelo em duplo “J” são absolutamente marcantes e corroboram seu design agressivo.
Se por fora o modelo traz características marcantes, por dentro os clientes do I-PACE encontram um ambiente absolutamente amplo e tecnológico, com acabamento premium que recebeu atenção em todos os seus detalhes.
Os materiais que revestem o interior do I-PACE foram cuidadosamente escolhidos de forma a proporcionar uma aparência amplamente natural e high-tech. Elementos em laca preta (black piano) e alumínio, combinado ao avançado sistema de entretenimento Touch Pro Duo, dão um ar extremamente moderno ao veículo.
Espaço interno é o que não falta no Jaguar I-PACE. Os ocupantes do banco traseiro têm à sua disposição uma ampla variedade de porta objetos além de um espaço para pernas de impressionantes 890 milímetros. A ausência de um túnel de transmissão proporcionou um porta-objetos central com capacidade de 10,5 litros, ideal para a armazenagem de telefones, chaves ou outros objetos pequenos.
A Jaguar também disponibilizou um porta-objetos em baixo do banco traseiro, que é um local perfeito para o armazenamento de laptops ou tablets. Já o porta-malas tem capacidade para até 656 litros, maior do que muitos SUVs médios do mercado. Tal capacidade pode ser ampliada para até 1.453 litros com os bancos rebaixados.
Como opcional, o modelo traz teto de vidro panorâmico, o que amplia a luminosidade e a sensação de espaço da cabine.
Tecnologia
O I-PACE é o primeiro modelo da Jaguar a ser equipado com o novíssimo e totalmente intuitivo sistema de entretenimento Touch Pro Duo, formado por duas telas sensíveis ao toque dispostas no console central, nos mesmos moldes do que existe no Range Rover Velar. O sistema foi desenhado para minimizar a distração do condutor, ao distribuir de forma lógica as informações disponíveis.
Todas as funções do veículo como controle de temperatura, sistema de som, modo de condução, entre outras são controladas por apenas dois botões giratórios, o que minimiza o volume de informações no painel e cria um ambiente mais limpo e agradável.
O cluster disposto aos olhos do condutor é 100% digital, formado por uma tela de alta resolução em TFT, que traz as informações mais importantes do veículo de forma clara e precisa. Tais informações também podem ser disponibilizadas no para-brisa, por meio do sistema head-up display.
O I-PACE também conta com a tecnologia Smart Settings, que registra o estilo de condução do motorista e consegue assim adaptar o veículo às necessidades de cada um.
Por meio da conexão Bluetooth entre o smartphone do proprietário e o veículo, uma vez conectado, todas as configurações de temperatura, posição dos bancos e modo de condução podem ser previamente configuradas e já estarem prontas antes mesmo de o motorista entrar no I-PACE.
O modelo também é totalmente compatível com o sistema Amazon Alexa, permitindo aos proprietários consultarem, do conforto das suas casas, por comando de voz, informações relevantes como o nível de carga da bateria disponível, se o veículo encontra-se trancado ou não, ou mesmo a autonomia suficiente para se chegar a algum lugar específico.
O I-PACE também é o primeiro Jaguar capaz de receber atualizações de software automaticamente, o que garante aos proprietários que seus veículos melhorarão continuamente depois da compra. As atualizações podem ser relacionadas à diversos aspectos do SUV como sistema de informações e entretenimento ou capacidade de carga da bateria, reduzindo a necessidade de se visitar uma concessionária.
(Com informações da assessoria)