Jeep Renegade a diesel saiu de linha, mas é o SUV seminovo mais valorizado do Brasil em 2022

O segmento de SUV´s já representa quase a metade das vendas de veículos zero km no Brasil. No primeiro semestre de 2022, o percentual alcançado pelos jipinhos foi de 46,5%, contra 39,4% do mesmo período do ano passado.

Na ponta das vendas de modelos novos, os líderes foram VW T-Cross (32.871 unidades vendidas), Jeep Compass (31.029) e Hyundai Creta (29.255).

No caso específico dos SUV´s compactos, com preços de veículos zero km numa faixa de R$ 110 mil a R$ 160 mil, surge a dúvida: bem mais acessíveis, qual terá sido o comportamento dos seminovos entre o 1º semestre de 2021 versus 2022?

Na apuração da variação dessas cotações médias e na interpretação dos dados de mercado, a Mobiauto, start-up do segmento automotivo que mais cresceu em 2021 e um dos três maiores marketplaces de carros usados do país, relata um resultado surpreendente: hoje, o SUV seminovo mais valorizado do Brasil é… um modelo fora-de-linha, o Jeep Renegade a diesel. Vamos entender como isso aconteceu.

Nesse levantamento exclusivo foram apuradas as cotações dos onze principais SUV´s compactos do mercado nacional, em seus respectivos modelos 2019, 2020 e 2021: CAOA Chery Tiggo 5X, Chevrolet Tracker, Citroën C4 Cactus, Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade, Peugeot 2008, Renault Duster, Renault Captur, VW T-Cross e VW Nivus.

No total, quando foram computadas as versões de cada um deles, em cada um dos anos, a área de Estatística da Mobiauto chegou aos preços de 119 veículos, até porque alguns deles foram lançados durante esse período e não possuem ano-modelo 2019 e 2020 (VW Nivus, por exemplo). A comparação residiu sobre a média de preços dos seis primeiros meses de 2021 versus igual período deste ano, até para eliminar o efeito de aumentos repentinos de preços, que distorceriam a pesquisa. Extraiu-se, então, o percentual de variação nos valores.

Na lista geral, a que inclui versões, surgiu a grande surpresa: o campeão foi o Jeep Renegade Longitude Turbodiesel 4×4, modelo 2019, que registrou alta de 55,8%. Dos cinco exemplares da família Renegade mais valorizados da pesquisa, as versões a diesel (descontinuadas) ocuparam quatro posições. No início deste ano, com a introdução do modelo T270 (motor 1.3 Turboflex de 185 cv), a marca optou por tirar as versões a diesel de produção.

A Jeep tinha motivos para descontinuar as versões turbodiesel, pois a legislação que entrou em vigor no início de 2022 exige injeção de Arla 32 nos novos modelos, complicando o uso no dia a dia. E ela acabava de lançar um novo motor flex que superava o TD na potência (185 cv contra 170 cv) e se aproximava no torque (27,5 kgfm contra 35,7 kgfm do motor fora de linha).

“Mas é necessário lembrar que o consumidor brasileiro tem fortíssima inclinação por veículos utilitários movidos a diesel, em um histórico que data das primeiras picapes dos anos 80. E foi apenas isso que houve: as versões turbodiesel do Renegade, que hoje não existem mais como zero km, ganharam um sobrepreço incrível no mercado de seminovos”, explica Sant Clair Castro Jr, consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

 

Veja a lista dos 10 mais valorizados:

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