Lançamentos

LEAF gelou chá no Agrishow

Acabou hoje em Ribeirão Preto, SP, o Agrishow, um dos mais importantes eventos do agronegócio do país.
Durante o evento, a Nissan mostrou a tecnologia do LEAF de um modo bem divertido: gelando chá.

O carro 100% elétrico da Nissan, ícone mundial da eletrificação e o modelo mais vendido do Brasil em seu segmento em 2021, mostrou no evento sua capacidade única de recarga bidirecional, que permite “carregar” a energia de volta para a rede, por meio da tecnologia V2G (vehicle-to-grid, do veículo para a rede), ou diretamente para aparelhos elétricos, com a tecnologia V2X (vehicle-to-anything, do veículo para tudo). Assim, o veículo serve para armazenar e gerar energia como uma espécie de bateria sobre rodas.

No estande da Nissan, um LEAF, na mesma versão comercializada nas lojas no país, foi conectado a uma máquina de chá gelado por meio de um carregador bidirecional. E, graças ao seu sistema inovador, o carro da Nissan alimentou com eletricidade o equipamento.
Assim como está foi usada para fornecer energia para a máquina de chá gelado, a capacidade bidirecional do Nissan LEAF permite que a carga de suas baterias seja utilizada para “abastecer” outros tipos de aparelhos, independentemente da existência ou não de rede elétrica, ou mesmo residências e imóveis comerciais.
Isso pode tornar a rede mais estável e sustentável, além de ajudar os consumidores a gerenciar seu abastecimento de energia.

E, ainda, serve como um recurso em caso de situações de emergência que inviabilizem o uso da energia da rede.