Além disso, a iniciativa objetiva chamar a atenção para a responsabilidade de cada um na construção de relações humanizadas no dia a dia das ruas. Em Londrina, a campanha terá ações voltadas para todos os agentes do trânsito, de pedestres a motociclistas. O lançamento oficial será amanhã (2), às 9h, na Praça Nishinomiya, com a participação da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal e do Detran. Estarão presentes também alunos da rede municipal e representantes do Corpo de Bombeiros, do Tiro de Guerra, da Econorte e de empresas parceiras.
Só em 2017, 90 pessoas morreram no trânsito de Londrina. No total, as vias do município contabilizaram 3.711 acidentes com 4.395 feridos. Diminuir esses números é o objetivo central do Maio Amarelo.
Confira a programação:
Quarta-feira (2): largada da campanha com caminhada de 500 metros para chamar a atenção para o grande número de mortos e feridos no trânsito local.
Quinta e sexta-feira (3 e 4): em avenidas de grande movimentação da cidade, blitze educativas da campanha “Olhe e Sinalize” vão orientar condutores sobre a importância de dar preferência ao pedestre durante as travessias nas faixas de segurança.
Entre os dias 7 e 12: encenações curtas e impactantes no período noturno, em bares e restaurantes, pretendem sensibilizar o público quanto aos perigos da combinação letal entre álcool e direção, com o mote “Ambulância não é carona”.
Entre os dias 15 e 19: patrulhamento contra o excesso de velocidade nas vias do município. O objetivo é que os motoristas flagrados abusando do acelerador no decorrer das diligências sejam parados e recebam instruções educativas.
Dias 24 e 25: blitz “Pilote em direção à vida”, voltada aos motociclistas, visa trazer orientações gerais de segurança a esta parcela do trânsito tão afetada pela violência viária.
Entre os dias 29 e 30: mais uma edição da pedalada Ciclo Sesc, somada a intervenções em vagas de estacionamento, propõem incentivar formas de transporte que favoreçam a mobilidade urbana.
Fonte: assessoria da CMTU