Maior programação de Natal gratuita do Brasil estreia em Curitiba

O espírito natalino toma conta do Paraná a partir desta semana, a começar pela capital: nesta sexta-feira (22/11), estreia a programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024, a maior do Brasil, que promete emocionar curitibanos, paranaenses e visitantes de todo o país.

A expectativa é de que mais de 300 mil turistas passem por Curitiba para acompanhar as festividades até 6 de janeiro – data em que a decoração será desmontada. Para tanto, as secretarias de estado Turismo e de Comunicação e o Viaje Paraná lançam, nesta sexta-feira, uma campanha publicitária nacional, levando a programação do Natal curitibano para todo o país.

No total, mais de 2 milhões de pessoas devem acompanhar os festejos natalinos na cidade, contando curitibanos e moradores da Região Metropolitana. Além da decoração que toma conta de ruas, prédios, parques e praças, são mais de 170 apresentações artísticas – todas gratuitas –, além de atrativos como show de drones, roda gigante e carrossel.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, o turismo nesta época do ano é responsável pela injeção de mais de R$ 100 milhões na economia da cidade, por meio de gastos com hospedagens, alimentação e afins.

A consolidação do Natal curitibano com o maior do país tem aumentado a oferta de pacotes para a cidade. Maior operadora do Brasil, a CVC Corp aproveita o Natal de Luz para oferecer uma série de roteiros, que incluem passeio de trem e visitas à Ilha do Mel. “Disponibilizamos inúmeras opções de roteiros, que combinam aéreo e rodoviário, além de uma ampla oferta hoteleira para mais essa edição do Natal Luz de Curitiba”, destaca o Diretor de Produtos Nacionais da CVC Corp, Rodrigo Galvão, relembrando, ainda, que este é um período de bastante procura pelo destino. “Embarcamos mais de 70 mil passageiros por ano para o Paraná, tendo Curitiba como porta de entrada. Estamos muito felizes em poder contribuir para iniciativas tão especiais como essa, que garantem ainda mais visibilidade para o destino”, completou.

Luciano Bartolomeu, diretor-geral da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR), explica a importância do movimento para o empresariado do setor. “O Natal de Curitiba trouxe um crescimento de 9% ao nosso setor em relação ao ano anterior. Para 2024, com o esforço da Prefeitura na organização e expansão das atrações, esse incremento pode chegar a 15%, especialmente nas áreas mais visitadas, que se destacam como atrações gastronômicas e turísticas. A programação deste ano promete atrair ainda mais visitantes, impulsionando a economia local e consolidando Curitiba como um dos principais destinos natalinos do País”, afirma.

Para o gerente de vendas e marketing da Bristol Hotéis, Paulo Brazil, Curitiba tem se tornado um destino cada vez mais atrativo aos turistas às vésperas do Natal, fomentando a rede hoteleira. “Precisamos dessa união entre Estado, Prefeitura e iniciativa privada, porque ela é benéfica ao turismo. O Natal é um período que nos impacta bastante, porque as viagens corporativas diminuem, então dependemos da busca de outros hóspedes. A nossa expectativa tem crescido nos últimos anos, porque Curitiba tem se tornado cada vez mais uma cidade que atrai turistas, e isso é fundamental para os hotéis, porque dá sustentabilidade aos negócios”, disse.

Daniele Preis, gerente-geral do Hotel Centro Europeu, no Centro de Curitiba, conta que a expectativa é alta. “O Natal de Curitiba é conhecido por ser um dos mais bonitos do país e por ter uma extensa programação gratuita. No ano passado, nosso hotel registrou uma ocupação excelente no mês de dezembro e a expectativa para este ano é que o movimento cresça ainda mais. Sabemos que o nosso turismo movimenta não apenas o nosso setor de hotelaria, mas também aquece o comércio em geral”.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest