Sem categoria

Mais de 280 mil pessoas visitaram a Fartal

Uma festa repleta de atrações, gastronomia e muita diversão. Assim a 43ª edição da Fartal encerrou suas comemorações dos 105 anos de Foz do Iguaçu, nesta segunda-feira, 10.
No espaço do Charrua, mais de 280 mil pessoas circularam durante os cinco dias de feira, movimentando 150 estandes, a praça de alimentação e arenas de shows. 
 
O prefeito Chico Brasileiro esteve na feira e elogiou o resultado. “A Fartal conseguiu aglutinar a cidade, trazer as famílias não somente pelos shows, mas pela segurança. Isso faz da Fartal uma festa consolidada. A tendência agora, é vencer novos desafios, ampliar espaços e trazer novos atendimentos para dentro da feira. Investindo na Fartal temos a resposta imediata da população”. 
 
Fartal Solidária
 
Entre os pontos de maior destaque este ano, o diretor presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues apontou a ideia de promover o VIP Solidário com A arrecadação de alimentos em troca de ingressos para os shows nacionais. “As pessoas mostraram sua solidariedade fazendo a troca de 5Kg de alimentos por um ingresso e isso também auxiliou muitas famílias cadastradas no Banco de Alimentos da cidade. Fora isso, teve muita gente fazendo a doação de 1 kg de alimento na entrada da feira”, comentou. No total cerca de 25 toneladas foram angariadas durante a feira.
 
Rodrigues ainda lembrou que a superação de público aconteceu devido ao dia extra na feira e ao desfile de aniversário. Outro fator que também contribuiu para a maior circulação foi o bom tempo. “O clima ajudou muito e a gente trouxe a família para aproveitar”, disse Roseni e Gilmar Dutra que trouxeram três filhas e uma sobrinha para a festa. 
 
Os bons resultados de público também foram reflexo do envolvimento de toda a administração com estande de serviços colocado estrategicamente ao lado de duas entradas, com presença diária de representantes das secretarias da Fazenda, Foztrans, Meio Ambiente, Saúde, Agricultura, Planejamento, gabinete, Procuradoria, Segurança, Obras, Turismo, Assistência social, dentre outras.
 
Proteção
 
Um dos destaques foi a ação realizada pela secretaria de Assistência Social com a identificação de crianças e adolescentes. “O trabalho tornou o passeio dos pais muito mais tranquilo e seguro”, comentou. Nos cinco dias de feira, mais de 5 mil pulseirinhas de identificação foram colocadas. Agentes da justiça federal, juizado de menores e conselheiros tutelares também acompanharam de perto a movimentação na feira. 
 
O esquema de segurança montado pela Secretaria de Segurança trouxe ao Charrua uma parceria com forças policiais, com destaque para o trabalho do ônibus da Guarda Municipal que coordenou o monitoramento com câmeras pela feira e da delegacia móvel do DEMAFI, da Polícia Civil. Segurança e acolhimento da comunidade também foram acompanhados de perto pelo Foztrans, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, corpo de bombeiros, e segurança privada. 
 
A Fartal 2019 foi uma realização do governo do município de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural, participação direta das secretarias de turismo e agricultura. O evento tem o patrocínio do Blue Park, Itaipu Binacional e Eletromil, e conta com a parceria da Anafi, Coart, Associação dos Artesãos de Foz do Iguaçu, Emater. Apoio do Foztrans, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Ecocataratas E AbiH.

Fonte: Assessoria 

Deixe uma resposta