Esporte

Meia Maratona das Cataratas, um show de emoções com gostinho de quero mais

A 13ª Meia Maratona das Cataratas já está deixando saudades entre os mais de quatro mil participantes que acordaram cedo no domingo (20) para correr no Parque Nacional do Iguaçu. Foram duas opções de trajeto, inteiramente dentro da unidade: os 21,1 quilômetros da extensão tradicional e o Desafio 8km, ideal para quem curte corridas.

 A sequência de emoções da prova começou ainda antes da largada. Os ônibus da concessionária Cataratas do Iguaçu S.A. deixavam os atletas no mirante em frente ao hotel, com vista panorâmica para as quedas d’água. Selfies e fotos em grupo fizeram parte do ritual de interação com uma das sete maravilhas naturais do planeta.

 Disparado o cronômetro oficial para o começo da prova, a sensação, mesmo que a corrida fosse individual, era de fazer parte de um todo. Para se ter uma ideia da dimensão do evento, a maré humana dos participantes da Meia levou mais de três minutos para cruzar a linha de entrada na pista, cada qual com seu objetivo e ritmo.

 Pais e mães com carrinhos de bebê encararam o desafio, embalando o sono e os sonhos dos pequenos. Uma gestante, orgulhosa, corria com a barriga de fora. Durante o trajeto, não foram poucos os que se ajoelharam e ergueram as mãos para o céu, em agradecimento às dádivas da vida.

 

A passagem em frente às Cataratas era um dos muitos momentos de festa, com direito a bis: no percurso atual, com largada e chegada no Porto Canoas, os atletas passaram pela paisagem cênica duas vezes, na ida e na volta. Diminuir o passo para curtir o instante? Claro que pode! Afinal, que outra corrida no mundo tem essa vista?

 A linha de chegada, além da conquista do objetivo, marcou o reencontro dos atletas com familiares e amigos que ficaram na torcida. Casais que correram juntos expressaram carinho. Grupos de atletas se abraçaram. Deitar no chão? Sim, mas de emoção. Na saída, quem precisasse tinha massagem, checape médico, frutas e hidratação.

 Já a cerimônia de premiação virou festa coletiva, pela vitória de todos. A frase mais ouvida era “ano que vem eu volto”, além do incentivo para que aqueles que ficaram só na torcida entrem na pista também; e os que correram os oito quilômetros encarem o desafio dos 21. A 14ª Meia Maratona das Cataratas, em 2023, espera todos de braços abertos.

 Realização e apoio

 A 13ª Meia Maratona das Cataratas foi uma realização do Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio e Cataratas do Iguaçu S.A. A corrida contou com o patrocínio da Nissei – Paraguai, Fundo Iguaçu e Água Mineral Sferriê. A promoção foi da RPC.