Esporte

Meia Maratona reunirá 4,5 mil corredores, neste domingo

O Parque Nacional do Iguaçu receberá 4.500 atletas que correrão a 12ª Meia Maratona das Cataratas no domingo, 2 de junho. A prova será realizada integralmente dentro da unidade de conservação. A corrida contará com atletas de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal, dos Estados Unidos, Inglaterra, Peru, Chile, Paraguai e Argentina.

A 12ª Meia Maratona das Cataratas oferecerá aos participantes dois percursos: a prova de 21 km e a de 8 km. Metade dos corredores, 2.250 atletas, desafiarão o trecho mais longo, e a outra metade enfrentará o Desafio 8 K das Cataratas. As duas provas terão a largada e chegada no mesmo local, que é na região do Porto Canoas, próximo às Cataratas do Iguaçu.

A corrida, que completa 12 anos, faz uma homenagem – destacada no nome da prova – aos 80 anos da unidade de conservação, que é um Patrimônio Natural da Humanidade: “12ª Meia Maratona das Cataratas – Troféu 80 anos do Parque Nacional do Iguaçu”.

Presente histórico aos corredores

A camiseta única para as duas provas é em dry fit, tecido que tornará a corrida mais agradável, facilitando os movimentos, e que deixará os participantes ainda mais confortáveis. A peça destaca com sutileza a onça-pintada, espécie ameaçada de extinção, símbolo do Parque Nacional do Iguaçu.

Olhar ambiental

Além da celebração individual de cada corredor com a natureza, naquele momento único que é correr dentro do Parque Nacional do Iguaçu, e consagração com passagem correndo em frente às Cataratas do Iguaçu, a organização programa diversas intervenções ambientais na corrida. As atividades iniciam antes, durante e depois da prova.

Ao longo do percurso, em pontos estratégicos, os corredores serão surpreendidos por diversas frases reflexivas com o tema “poluição do ar”. Entre as reflexões, os participantes encontrarão estas: “O que te faz perder o fôlego?”; “9 em cada 10 pessoas no mundo respiram ar poluído”; e “Sentiu a diferença do ar?”. A temática faz parte da Campanha Mundial do Meio Ambiente, liderada pela ONU Meio Ambiente.

Durante a entrega dos kits aos participantes, no Marco das 3 Fronteiras, os atletas serão convidados a compensar os gases de efeito estufa gerados na corrida. A proposta é produzir uma muda nativa, dar um nome a ela e, na sequência, receber as informações para acompanhar, via internet, o desenvolvimento da planta, que futuramente integrará o corredor ecológico e turístico de Foz do Iguaçu.

Entrega de kits 

Os participantes da prova deverão retirar os kits nos dias 31 de maio (sexta-feira), das 14h às 22h, e 1º de junho (sábado), das 10h às 22h, no Marco das 3 Fronteiras. Não haverá entrega de kit no dia da corrida. O fornecimento do material para terceiros será efetuado mediante autorização expressa do atleta inscrito, conforme regulamento no site da prova.

Funcionamento do parque

Em virtude da realização da 12ª Meia Maratona das Cataratas, domingo, 2 de junho de 2019, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá para a visitação turística das 12h às 17h. Das 5h30 às 11h59, toda a infraestrutura de visitação da unidade estará em funcionamento exclusivo para a corrida. As pessoas que quiserem acompanhar a realização da prova poderão comprar ingresso na bilheteria do parque no domingo, a partir das 7 horas.

Das 12h às 17h, o Parque Nacional do Iguaçu retomará seu atendimento normal aos visitantes, com a abertura da bilheteria, transporte, entre outros serviços de apoio à visitação turística.

A Meia Maratona das Cataratas é uma realização do Parque Nacional do Iguaçu/ICMBio e Cataratas do Iguaçu S.A. A corrida tem o patrocínio da Casa Nissei – Paraguai, Fundo Iguaçu e Água Mineral Sferriê, e a promoção é da RPC.

Informações: www.meiamaratonadascataratas.com.br

Deixe uma resposta