Mês internacional: Argentina abre dobradinha da Stock Car no exterior

A Stock Car Pro Series está pronta para viver um mês histórico. Em outubro, a principal categoria do automobilismo brasileiro cruza as fronteiras para duas etapas internacionais: Buenos Aires, capital da Argentina, entre 4 e 6 de outubro, e El Pinar, no Uruguai, nos dias 25 e 26 do mesmo mês. Será a estreia da Stock em terras uruguaias.

As provas corresponderão às etapas nove e dez da temporada. Com dois eventos no exterior, outubro também se converte em um desafio logístico para a organização e as equipes da Stock Car. Dias depois da etapa do Velopark, disputada em setembro, uma carreata de motorhomes e caminhões da categoria seguiu direto para a Argentina, em processo que leva alguns dias em razão dos trâmites aduaneiros. O comboio retornará ao Brasil somente no fim do mês, após deixarem o Autódromo de El Pinar.

A etapa que será realizada no Autódromo Oscar y Juan Gálvez marcará a abertura do último terço da temporada pautada pelo equilíbrio e imprevisibilidade: em 16 corridas já realizadas, a Stock Car entregou 12 vencedores diferentes, e nada menos que 21 competidores distintos finalizaram as provas em posições de pódio em um ano que destaca cada vez mais os jovens talentos, os “New Kids on the Track”, que brilharam no Velopark (RS), em setembro, com vitórias de Gianluca Petecof e Felipe Baptista e o top-3 conquistado por Zezinho Muggiati.

O líder do campeonato é justamente um dos maiores expoentes desta nova geração. Com 21 anos, Felipe Baptista (Crown Racing) é o melhor posicionado na maioria das principais estatísticas de performance da temporada: três vitórias, sete pódios, uma pole position, quatro voltas mais rápidas e é o único piloto até agora a levantar duas vezes o Troféu Vivo Man of the Race como maior pontuador de uma etapa em 2024. Felipe soma 675 pontos, enquanto o vice-líder da tabela é outro “New Kid”: Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time), que vem despontando como um dos maiores destaques do ano. Com 23 anos recém-completados, o competidor soma 606 tentos.

Mas a geração de nomes consagrados e experientes também aparece muito bem no campeonato e segue firme com chances reais de buscar o título. Com vitória e sempre entre os primeiros colocados desde o início da temporada, o paranaense Julio Campos (Pole Motorsport) aparece em terceiro na tabela, com 600 pontos, enquanto Felipe Massa (TMG Racing) dá sequência a um ano muito positivo na sua carreira e é o quarto, com 581. Pautado pela regularidade, o também ex-Fórmula 1 Ricardo Zonta (RCM Motorsport) vem em quinto, com 563, seguido muito de perto pelo seu companheiro de equipe, Bruno Baptista, com 559.

Atual campeão, Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) vem mostrando crescimento ao longo da temporada e já é o sétimo, com 542 pontos, enquanto Rafael Suzuki (TMG Racing) é o oitavo, com 517. O tricampeão Daniel Serra (Eurofarma RC) tem 497 e aparece em nono lugar e o jovem e talentoso Enzo Elias (Crown Racing) completa a relação dos dez primeiros colocados, com 468, somente um ponto a mais que o bicampeão e piloto mais experiente do grid, Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time), o 11º. Casagrande e Rubens estão entre os pilotos que já triunfaram correndo de Stock Car em Buenos Aires.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest