Lançamentos

Moda automotiva. Branca é a cor preferida pelo oitavo ano consecutivo

A moda também está presente no setor automotivo. O branco é a cor preferida há oito anos.

A Axalta, líder global em revestimentos líquidos e em pó, divulga o 66ºRelatório Global de Popularidade de Cores Automotivas e mostra que o branco liderou a preferência dos consumidores em 2018, com 38%. Em segundo lugar está a cor preta com 18% e, na terceira posição, prata e cinza empatam com 12%.

Regionalmente, preto e cinza aumentaram significativamenteNa China, o preto saltou para 5%, Ásia (3%), Coreia do Sul e África (2%). Cinza vem ganhando território na África (3%) e na Europa (2%).

“Nós observamos um aumento em relação às cores mais quentes, junto a combinações de cores com preto para desafiar a posição que o branco ocupa”, disse Nancy Lockhart, Gerente Global de Marketing de Cores da Axalta.“Embora os neutros estejam liderando, há uma indicação de que as cores estejam retornando ao cenário automotivo. Azul é a cor mais popular fora dos neutros e corresponde a 7% do mercado. Laranja e bronze também estão ganhando interesse”, finaliza

Outros destaques do relatório:

Globalmente: a preferência pelo preto aumentou, especialmente na China (aumento de 5%).Regionalmente, o branco se destaca na Ásia (48%), África (43%) e América do Sul (42%).
América do Sul: o branco é favorito, com 42% – maior do que a média global. A predileção pelo vermelho caiu um ponto, ficando em 8%: trata-se da segunda região que mais aprecia a cor, depois da América do Norte (9%).
Europa: a preferência pelo cinza subiu 2%. E 27% dos carros compactos/esportivos são brancos (25% sólidos e 2% perolados).
América do Norte: marrom/bege apresentou um crescimento de 2% ano após ano, o maior ganho para qualquer região. Já o branco corresponde a 23% dos veículos esportivos/compactos. Esse número vai para 33% em SUVs.
Rússia: A região onde marrom/bege é mais popular, com 9%. Na China, corresponde a 7%.

África do Sul: a popularidade do laranja subiu desde2017, e 3.6% de todos os veículos estão na categoria “Outros”.

Publicado desde 1953, o relatório da Axalta é o mais antigo e abrangente da indústria automotiva ao abordar as cores. Ele é compilado e projetado pelos especialistas em cores da Axalta do mundo todo e proporciona à indústria insights sobre a preferência dos consumidores.

Para Annie You, Designer de Cores para OEM da Axalta naChina, os consumidores da marca valorizam o relatório anual e algumas das tendências que ele revela. “Na China, o branco atingiu o seu ápice em 2017 com 62%”, ela disse. “Em 2018, é de 58%, ainda muito acima da média.

Fotos: Favania Andrieli

Deixe uma resposta