A moda também está presente no setor automotivo. O branco é a cor preferida há oito anos.
A Axalta, líder global em revestimentos líquidos e em pó, divulga o 66ºRelatório Global de Popularidade de Cores Automotivas e mostra que o branco liderou a preferência dos consumidores em 2018, com 38%. Em segundo lugar está a cor preta com 18% e, na terceira posição, prata e cinza empatam com 12%.
Regionalmente, preto e cinza aumentaram significativamente. Na China, o preto saltou para 5%, Ásia (3%), Coreia do Sul e África (2%). Cinza vem ganhando território na África (3%) e na Europa (2%).
“Nós observamos um aumento em relação às cores mais quentes, junto a combinações de cores com preto para desafiar a posição que o branco ocupa”, disse Nancy Lockhart, Gerente Global de Marketing de Cores da Axalta.“Embora os neutros estejam liderando, há uma indicação de que as cores estejam retornando ao cenário automotivo. Azul é a cor mais popular fora dos neutros e corresponde a 7% do mercado. Laranja e bronze também estão ganhando interesse”, finaliza
Outros destaques do relatório:
• África do Sul: a popularidade do laranja subiu desde2017, e 3.6% de todos os veículos estão na categoria “Outros”.
Publicado desde 1953, o relatório da Axalta é o mais antigo e abrangente da indústria automotiva ao abordar as cores. Ele é compilado e projetado pelos especialistas em cores da Axalta do mundo todo e proporciona à indústria insights sobre a preferência dos consumidores.
Para Annie You, Designer de Cores para OEM da Axalta naChina, os consumidores da marca valorizam o relatório anual e algumas das tendências que ele revela. “Na China, o branco atingiu o seu ápice em 2017 com 62%”, ela disse. “Em 2018, é de 58%, ainda muito acima da média.
Fotos: Favania Andrieli