A 1ª Mostra Itinerante de Música Instrumental: “Brasil Música Viva!”, promovida pela rede de estúdios Vila Musical e Instituto Burburinho Cultural, vai oferecer seis horas de shows de rock gratuitos aos curitibanos. As apresentações serão realizadas na próxima quarta-feira (13), a partir das 13h, na Praça Jacob do Bandolim.
Dividida em cinco shows com bandas de rock curitibanas, o objetivo da Mostra é ocupar locais públicos, valorizar os artistas que trabalham na área e, sobretudo, abrir espaço para a música instrumental brasileira através de concertos didáticos.
A primeira apresentação será às 13h com o Trio Instrumental Metais. Às 14h tem Black Bandana com uma viagem instrumental com os hits da Red Hot Chilli Peper, composto por bateria, guitarra, baixo e violão.
A terceira apresentação ficará por conta da Amazing, com a setlist da banda americana, Aerosmith.
Às 16h quem vai encantar o público será a Pigs & Diamonds apresentando um rock psicodélico com as melhores canções da banda britânica Pink Floyd. Desde 2009 a Pigs & Diamonds é aclamada por reproduzir o legado sonoro da icônica banda criada em Londres nos anos 60. Todas as músicas serão tocadas com bateria, guitarra, baixo, violão e teclado. A Rock Concert finalizará a tarde musical.
Após os shows, o público poderá interagir com os artistas que vão compartilhar técnicas, apresentar os instrumentos utilizados nas apresentações e a importância do músico na formação da sociedade. Todas as atividades contarão com medidas de acessibilidade como intérpretes de Libras e mediadores para auxílio ao público.
Outro propósito é formar plateias para a música instrumental, assim garantindo um presente e futuro de admiradores do ritmo musical que é para todos, sobretudo para jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Para isso, a Mostra vai garantir a presença de estudantes de escola pública no momento.
O poder da música instrumental
Segundo Rafael Galhardo, proprietário do Vila Musical, com o avanço da tecnologia, muitas canções deixaram de ser entoadas pelos instrumentos musicais sendo substituídos por aplicativos. “Com a evolução da tecnologia, a música se transforma constantemente, mas a essência dos instrumentos e a magia da música ao vivo continuam a desempenhar um papel fundamental na nossa cultura”, disse.
Para Priscila Seixas, presidente do Instituto Burburinho Cultural, o propósito é apresentar aos adolescentes novas estruturas e caminhos para fazer música, mostrando como os instrumentos podem enriquecer a produção. “É essencial valorizar e explorar essa riqueza sonora, revelando a beleza da música instrumental, que emociona e encanta, algo que jamais será substituído por aplicativos”, reforça.
Três capitais
Além da capital paranaense, São Paulo e Rio de Janeiro também foram contempladas pelo projeto Brasil Música Viva!. Ao todo serão 15 concertos de música instrumental. Começou no Rio de Janeiro, em Curitiba será dia 13; encerrando em São Paulo, dia 23.
Lei de Incentivo
O Brasil Música Viva! é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio da ExxonMobil, apoio do Conservatório de MPB de Curitiba, realização Vila Musical, Instituto Burburinho Cultural, Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil União e Reconstrução.