Variedades

Mulheres movimentam o setor de aluguel de carros

Foto: Favânia Andrieli

A locação de veículos está cada vez mais popular no Brasil, a expansão do setor, apesar da recente crise econômica, é de dois dígitos por ano na última década. Durante o período, foi possível notar uma grande mudança na forma com que as pessoas consomem esse serviço. O público, antes majoritariamente masculino, já não é mais uma realidade, porque as mulheres estão gradativamente movimentando o mercado.

Essa informação pode estar relacionada com o aumento do número de mulheres habilitadas no país, segundo o depoimento de Marcos Traad, diretor do DETRAN-PR “A proporção de mulheres habilitadas em relação aos homens aumenta ano a ano”. Conforme uma pesquisa realizada pelo órgão entre 2010 e 2015, houve um crescimento de 30% na emissão de habilitações destinadas às mulheres no estado do Paraná.

Em uma análise feita com base no cruzamento de dados voltados para os acessos do site CarroAluguel.com (considerado pioneiro no Brasil desde 2007), foi verificado que cerca de 48% do público interessado em aluguel de carros é constituído por mulheres, e essa estimativa se mantém durante os últimos cinco anos.

Sobre o comportamento de compra das brasileiras, foi visto que 41% das usuárias decidem fechar a reserva em uma primeira visita ao site, elas navegam por mais tempo e acessam um maior número de páginas do que o público masculino. A grande maioria das clientes aluga pelo celular, prefere os grupos de automóveis econômicos (o mais buscado é o Chevrolet Onix), e o mês que possui a maior procura é Janeiro, em função das férias de verão.

Outro dado interessante é que as mulheres também são responsáveis, em sua maioria, por solicitar equipamentos de segurança e navegação, tais como: cadeirinha de criança, bebê conforto, GPS, entre outros.

Deixe uma resposta