Neste Dia Internacional da Mulher (08), o Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL) tem um motivo especial para comemorar: pela primeira vez em sua história está sob a gestão de uma equipe inteiramente feminina.
À frente da instituição estão Iélita Santos (Diretora-Presidente), Carline Slovinski Acordi Garcia (Diretora Assistencial), Bárbara Castro (Diretora Técnica) e Ana Scherer (Diretora Administrativa e Financeira).
Juntas, elas comandam o maior hospital público da Tríplice Fronteira, que atende a uma população de um milhão de habitantes, incluindo os municípios da 9ª Regional de Saúde, além de brasileiros e estrangeiros que chegam à região diariamente. Uma jornada repleta de desafios, que inclui decisões assertivas para garantir o melhor atendimento ao usuário da instituição.
A presença feminina no comando do Hospital Municipal evidencia o compromisso da gestão com a promoção da igualdade de gênero, ao mesmo tempo em que reconhece a excelência e competência das profissionais, que possuem vasta experiência na gestão de políticas públicas de saúde.
“As mulheres do Hospital Municipal vêm desempenhando um excelente trabalho, em uma instituição tão importante para a cidade e toda a região. Parabenizo as gestoras e todas as funcionárias que, dia após dia, se dedicam aos cuidados com a saúde de milhares de pessoas”, afirmou o prefeito de Foz, General Silva e Luna.
Representatividade
Além da competência profissional e do reconhecimento ao papel da mulher nos espaços de poder, a composição da direção é representativa, pois mais de 70% do quadro funcional da instituição é composto por mulheres. A escolha da liderança também marca uma nova visão estratégica para o hospital.
“A gestão do HMPGL vai além da administração hospitalar, representando uma verdadeira transformação no cuidado com a saúde pública”, reforçou a diretora-presidente Iélita Santos.
Ela ressalta que as mulheres, por sua visão apurada e detalhista, contribuem para aperfeiçoar os processos e fluxos complexos de uma instituição de grande porte como o hospital.
“A gestão hospitalar exige uma atenção cuidadosa e precisa a cada detalhe, seja na assistência ao paciente, seja na gestão de processos. As mulheres, por sua trajetória e experiência, trazem um olhar estratégico que é fundamental para garantir que o hospital atenda à população com eficiência e qualidade. Estamos comprometidas em inovar e entregar resultados que impactem positivamente na saúde da nossa comunidade”, reforçou.
Avanços
Sob a liderança feminina, o Hospital Municipal tem avançado significativamente em diversas áreas. Entre elas, estão o fortalecimento da Urgência e Emergência – serviço de referência regional – e melhorias na infraestrutura, a exemplo da reforma do Centro Cirúrgico e da renovação no sistema operacional de elevadores.
Além disso, a gestão também tem como missão o fortalecimento da humanização no atendimento e por isso está reestruturando a comissão dedicada às ações nesse sentido. Uma programação especial do Dia da Mulher, voltada às colaboradoras, nesta sexta-feira (07) marcou a retomada desta importante unidade de trabalho. Com essa visão estratégica das quatro diretoras, o hospital continuará a crescer e a reforçar sua posição como uma referência no atendimento humanizado à saúde, sempre com um olhar atento à qualidade e ao bem-estar de todos.