Nos últimos anos, o mercado de autopeças tem observado uma mudança significativa com o aumento da participação feminina. Tradicionalmente dominado por homens, esse setor vem sendo desbravado por mulheres que, cada vez mais, ocupam cargos estratégicos, técnicos e operacionais. De acordo com dados recentes, o consumo de autopeças por mulheres também tem crescido expressivamente, impulsionado tanto por um maior interesse em cuidar da própria manutenção veicular quanto pela busca por produtos de qualidade e serviços especializados.
Segundo uma pesquisa da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o número de mulheres motoristas no Brasil subiu para 40% nos últimos 10 anos, o que reflete diretamente no aumento do consumo de autopeças por esse público. Além disso, a Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (ABPA) apontou que 25% das compras de autopeças em 2023 foram realizadas por mulheres, um número que deve crescer ainda mais nos próximos anos.
Com a maior presença de mulheres, a indústria tem sido desafiada a inovar, oferecendo produtos mais acessíveis, serviços personalizados e ambientes mais inclusivos. É o caso da AutoZone Brasil, líder mundial no mercado de autopeças, que está à frente de iniciativas que visam aumentar a participação feminina em suas operações. Por meio do programa AZ WIN – AutoZone Women Initiative, a AutoZone busca promover a diversidade, criar oportunidades contínuas de liderança e aprendizado para as mulheres, além de garantir um ambiente de trabalho justo e confortável para todos.
Uma das políticas de destaque da empresa, que já conta com mais de 120 lojas no país, é garantir que toda loja tenha pelo menos uma mulher na equipe. Além disso, nos processos seletivos, ao menos uma mulher deve estar entre os finalistas. Esses esforços já geraram resultados expressivos: atualmente, quase 30% dos funcionários da AutoZone Brasil são mulheres, somando 350 colaboradoras, das quais 46 ocupam cargos de liderança, em um total de 1.290 funcionários.
Pensando na clientela, a AutoZone também privilegia ambientes de loja seguros e ambientes acolhedores para receber o público feminino e melhorar a experiência de compra e assistência. Todas as unidades oferecem apoio e consultoria de funcionárias e funcionários treinados, além de serviços e avalições gratuitas.
Essas ações não apenas quebram paradigmas no setor automotivo, mas também provam que as mulheres têm seu lugar garantido nesse universo. O aumento da presença feminina traz consigo novas ideias, perspectivas e, principalmente, uma diversidade que fortalece tanto a qualidade dos serviços prestados quanto a inovação no setor de autopeças”, comenta Luciana Wanke, Diretora de Recursos Humanos da AutoZone Brasil. Luciana foi a primeira mulher contratada para um cargo de liderança dentro da empresa, em 2012, e está à frente dos programas de igualdade de gênero da companhia, em território naciona