Turismo

Museu da História do Futebol, em Santa Catarina, reúne maior acervo exposto sobre o esporte nas Américas

Está em Santa Catarina o maior acervo exposto sobre futebol nas Américas. Inaugurado no início de março, o Museu da História do Futebol (MUHF) conta com mais de 2,5 mil objetos originais, fica na cidade de Porto Belo – 60 km da capital Florianópolis – , e segue os padrões do Conselho Internacional de Museus da Unesco.

Lá, o visitante poderá acompanhar a evolução do futebol, desde a antiguidade até as copas do mundo, com peças originais de todas as edições deste que se tornou o maior evento esportivo do planeta, interessando não apenas fãs do esporte, mas qualquer pessoa que goste de história. O projeto é uma iniciativa do Instituto Cultural Soto, com a parceria do Grupo Tacla e Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

O acervo segue uma ordem cronológica a partir dos primeiros registros de jogos com bola na Grécia, China, Egito, Roma, etc, até a regularização do futebol bretão, culminando nas Copas do Mundo, onde é dada maior ênfase à Seleção Brasileira.

São camisas autografadas, chuteiras, bolas, flâmulas, medalhas, faixas, postais, selos, ingressos, livros, revistas, documentos e memorabílias no geral, incluindo raridades como a bola da final da Copa de 78, a faixa de campeão da Copa de 58, chuteiras das copas de 1930 e 1934, camisas originais de Pelé, entre diversos outros itens considerados bastante valiosos.

Serviço
Museu da História do Futebol
Onde: O MUHF funciona no Porto Belo Outlet Premium (BR-101, KM 159, sentido Norte, Porto Belo)
Funcionamento: Terça a domingo, das 14h às 21h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Crianças com até 3 anos não pagam entrada.
Classificação: Crianças com até 10 anos somente acompanhadas dos pais ou responsáveis
Grupos de visitantes: Agendamento com Rômulo pelo e-mail maio@univali.br. Permitida a entrada com animais somente no colo, com exceção de cães-guias que são permitidos por lei
Estacionamento: Gratuito

Deixe uma resposta