Variedades

Na direção da vida é preciso saber para onde se quer ir

Quem nunca se encontrou em dúvidas e precisou se questionar sobre os rumos que sua vida estaria tomando? Sobre direção, Lays Amaral, entende muito bem. Ela cresceu ajudando o pai na oficina mecânica da família e hoje ajuda as pessoas a encontrarem a direção nas suas vidas profissionais.

A consultora empresarial, administradora, mentora, professora, mestre e coach tem apenas 30 anos, mas uma extensa experiência profissional: ao longo da sua carreira já atendeu a mais de 30 empresas e ajudou diretamente a mais de 5 mil pessoas a conquistarem crescimento em suas carreiras e em seus negócios, “o que mais me motiva é ver que a pessoa consegue detectar um comportamento ou pensamento prejudicial, e reconhece que ela precisa melhorar, promove a mudança e vê o resultado”, conta, animada logo no início da conversa.

Adepta do método coaching, Lays Amaral aplica os direcionamentos em todos os trabalhos que realiza, desde uma consultoria até uma palestra e acredita que para que cada setor de uma empresa funcione, sejam as pequenas, médias ou grandes empresas, é fundamental o desenvolvimento de uma cultura organizacional, o que dá sentido para que a equipe trabalhe com a sensação de que está “abraçando uma causa”, e caminhe na mesma direção.

Natural de Minas Gerais, da pequena cidade de São Gotardo, Lays mora atualmente em Foz do Iguaçu, no Paraná, mas parte do tempo ela divide entre as palestras e consultorias que realiza em outras cidades e outros estados, como São Paulo e também Minas Gerais.  Seu trabalho é direcionado em duas vertentes principais, atua com: Formação de Líderes e com Desenvolvimento de Negócios para Mulheres.

A tradicional empresa de contabilidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, De Paula Contadores Associados, foi uma das empresas onde Lays realizou o trabalho de Desenvolvimento de Líderes, o que, segundo a diretora executiva,  Elisangela de Paula Kuhn, “foi maravilhoso! Lays é uma profissional com foco no resultado! Concilia gestão de pessoas com resultado!” Após levantar o perfil de cada colaborador, foi realizado um trabalho individual com cada líder, com foco em resultados. “Ficamos imensamente satisfeitos com o trabalho realizado e percebemos a diferença de desempenho e dos resultados em nossos líderes. Este ano, estamos realizando com Lays um trabalho de desenvolvimento de nossa cultura organizacional. Após validação de nossos valores estamos trabalhando com toda a equipe o nosso jeito de ser. Trabalho muito importante no fortalecimento da nossa cultura organizacional”, conta, Elisângela.

O Desenvolvimento de Negócios para Mulheres surgiu naturalmente a partir da demanda que surgia nos atendimentos, o que segue uma tendência mundial. Segundo dados do Sebrae, nos últimos anos o número de mulheres que começaram a empreender aumentou no Brasil e no mundo. Segundo informações do Sebrae em parceria com a Endeavor Brasil,  “hoje, de todos os negócios privados no mundo, 30% são de mulheres”.

Filha mais velha, Lays atribui essa sensibilidade ao lidar com as realidades das mulheres empresárias ao que vivenciou em casa, ao ajudar o pai na criação das irmãs mais novas enquanto a mãe trabalhava fora. “Minha mãe é muito bem-sucedida, mas sempre trabalhou muito e sempre estudou muito também, e eu acho que cresci encantada com todo o sucesso que a vi construir, mas ao mesmo tempo com o pé no chão, pois acompanhei todo o sacrifício que ela teve de fazer”, recorda.

Todo este empenho se traduz em gratidão e crescimento que se espalham por onde Lays passa, como o caso da administradora, Jennifer Moraes de Melo, que participou do processo de coaching e considera um marco em sua vida: “Considero haver duas pessoas, uma antes do coaching e outra totalmente diferente após o processo. Foi um divisor de águas que marcou muito minha história e a minha vida. O coaching aplicado pela Lays realmente faz milagre na vida de quem se dedica, você passa a ver tudo o que estava na sua frente e que antes não era visto, aprendi a identificar o que preciso mudar, como e porquê! Hoje, a tristeza e a incompreensão minha comigo mesma desapareceram, a auto sabotagem e o excesso de autocrítica parecem nunca terem feito parte da minha vida. Se voltasse mil vezes no tempo, as mil vezes eu faria o coaching com a Lays!”, conta, emocionada.

A Graziane, fotógrafa e empresária de Minas Gerais também tece elogios em forma de gratidão: “Ela me fez enxergar minha ‘miniempresa’ como uma grande empresa, hoje consigo me ver como uma empresária e me estruturar. Ela é um divisor de águas para mim, e não dou conta de viver sem, pois consegue esclarecer os problemas de uma forma que não consigo enxergar, ela me mostra de ângulos diferentes onde há solução”, conta.

Mestre em Gestão pela Universidade do Oeste do Paraná, Lays também atua como professora universitária para o curso de Administração em uma faculdade de Foz do Iguaçu, pois acredita que as pessoas possuem a possibilidade de mudar sua realidade a partir de estímulos direcionados. Na faculdade a professora Lays aplica a teoria, mas faz com que os acadêmicos tenham experiência na prática, para que saiam preparados do ambiente acadêmico para o mundo real.

Para quem precisa ajustar comportamentos para melhorar na vida e na profissão, Lays explica que o grande segredo está em compreender o que se quer alcançar e o motivo pelo qual isso é importante. “Seja na vida pessoal ou profissional, se o objetivo não está claro, perde-se o sentido e por muitas vezes podemos seguir fazendo sempre as mesmas coisas obtendo, inclusive, os mesmos resultados”, orienta.

Outro ponto importante a ser visto pelo empreendedor é o valor que ele dá às coisas de sua vida. Pois, segundo a especialista, ser próspero vai além de ser bem-sucedido financeiramente, é viver uma vida plena, com qualidade de vida, onde as atividades empresariais funcionem mesmo que sem a presença do gestor. “Diz respeito a influenciar as pessoas a serem e fazerem mais e melhor independente da realidade que possuem hoje, mas com muita clareza de que atitudes direcionadas ao propósito, um bom planejamento, atenção a disciplina, o otimismo e a perseverança são capazes de mudar qualquer realidade empresarial e/ou pessoal.” Finaliza. Lembrando que os desafios existem para todos, como lidar com eles é que vai fazer a diferença.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta