Nissan 25 anos de Brasil: 10 carros que marcaram a trajetória da marca

A Nissan chegou oficialmente ao Brasil em outubro de 2000 e desde então vem encantando as ruas do país com carros de qualidade, design inspirador e a confiabilidade que só a montadora japonesa sabe entregar.

E, nestes 25 anos de história, muitos modelos ficaram marcados na memória dos brasileiros. Foram carros importados e nacionais de diversas categorias que atenderam aos mais exigentes consumidores.

Para relembrar essa história, selecionamos 10 modelos que pontuaram a trajetória da Nissan no Brasil:

Nissan Frontier, o primeiro nacional

Nissan Frontier 2002 na cor azul sobre chão de pedras com árvores ao fundo

Após dois anos vendendo modelos importados, a Nissan começou a fabricar a picape Frontier em São José dos Pinhais (PR) em 2002. Foi o primeiro carro nacional da marca e o início da trajetória de sucesso da marca como fabricante. A Frontier é até hoje uma das principais picapes do mercado brasileiro. Na linha 2026, ficou ainda mais equipada com itens de conforto e segurança.

Nissan XTerra, aventura fora da estrada

Nissan Xterra 2012 na cor amarela sobre gramado com árvores no fundo

Logo depois da Frontier, a Nissan começou a fabricar o SUV XTerra, com foco na capacidade off-road com ângulos de entrada e saída próprios para encarar trilhas e tração nas quatro rodas com reduzida. O SUV 4×4 feito no Paraná entre 2003 e 2008 era vendido com motor 2.8 a diesel. Em versão única, a SE, trazia o que melhor tinha na época em relação a equipamentos de segurança e conforto.

Nissan Sentra, luxo e segurança como prioridade

Nissan Sentra 2004 na cor dourada rodando sobre asfalto e árvores no fundo

O Nissan Sentra sempre foi uma referência entre os sedãs médios de luxo e acompanhou a história da Nissan do Brasil praticamente desde o começo. Chegou em 2004 em sua quinta geração e foi logo um sucesso. Hoje, em sua oitava geração, o Sentra segue um modelo sofisticado, bonito e confortável. O design elegante e imponente da geração atual é complementado por um sistema de segurança equipado com várias tecnologias de ponta.

Nissan Livina, para toda a família

Nissan Livina 2012 na cor prata em movimento e fundo borrado

Depois dos utilitários, a Nissan começou a fabricar a linha Livina em São José dos Pinhais no ano 2009. Foi o primeiro carro de passeio brasileiro da marca e contava com amplo espaço interno e opções de cinco e de sete lugares, no caso do Grand Livina. Ao longo de sua vida, o monovolume fez sucesso com famílias, taxistas e teve até versão aventureira, a X-Gear.

Nissan LEAF, o primeiro elétrico do Brasil

Nissan LEAF 2012 na cor branca em movimento sobre um viaduto. Ao fundo, prédios.

Quando poucas marcas falavam em eletrificação, a Nissan ousou e trouxe para o Brasil o LEAF em 2013 para um projeto piloto em uma frota de táxis. Os testes deram certo e o elétrico começou a ser vendido já em sua segunda geração em 2019.

Nissan March, o popular de origem japonesa

Nissan March 2016 na cor branca em movimento sobre asfalto. Ao fundo, o Complexo Industrial de Resende.

Em 2011, a Nissan deu um passo importante em sua estratégia de crescimento e consolidação no país, anunciando um investimento de R$ 2,6 bilhões para construir o Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro, inaugurado em 15 de abril de 2014, com fábricas de automóveis e de motores. Quem inaugurou a linha de produção foi o Nissan March, o primeiro compacto popular de origem japonesa a ser feito no Brasil.

Nissan Versa, sedã para todos os momentos

Nissan Versa 2010 na cor vermelha parado sobre asfalto com árvores e uma montanha ao fundo.

Além do March, a Nissan fabricou em Resende o Versa a partir de 2015. Sedã espaçoso e funcional, é um dos carros favoritos para quem precisa de espaço interno, porta-malas volumoso e muita economia. Em sua segunda geração, o modelo mantém suas características com um visual ainda mais impactante, conforto e eficiência.

Nissan Kicks, desenvolvido no Brasil para o mundo

Nissan Kicks 2021 na cor azul em movimento sobre um viaduto com mureta amarela. Há prédios e uma fábrica com chaminé em estilo antigo ao fundo

Em 2016 o Brasil recebia os Jogos Olímpicos com patrocínio da Nissan e as estrelas não foram só os atletas. Quem chamou a atenção e até ajudou a carregar a tocha olímpica foi o Nissan Kicks, SUV compacto desenvolvido no Brasil para ser um sucesso mundial. Ele bateu no ano passado seu recorde histórico de vendas no país. Desde pouco antes da chegada do novo Kicks, o modelo ganhou o sobrenome Play e segue sendo um sucesso de vendas.

350Z, esportivo icônico

Nissan 350Z preto de frente com as rodas viradas para a esquerda, ao fundo, uma parede branca e luzes amareladas

A letra Z para a Nissan significa esportividade. Desde os anos 1960 com o lançamento do 240Z que ela vem acompanhando os principais esportivos da marca e um deles foi vendido no Brasil entre 2004 e 2010, o 350Z. O motor V6 3.5 teve versões de 280 cv e 312 cv com opções de câmbio manual de seis marchas ou automático de cinco velocidades.

Novo Nissan Kicks, referência em tecnologia e segurança

SUV Nissan Kicks vermelho visto de frente pela lateral esquerda, em movimento em uma estrada sob céu claro

Primeiro fruto de um investimento de R$ 2,8 bilhões no Brasil, o novo Nissan Kicks chegou a tempo de comemorar os 25 anos da marca no país. O SUV virou referência em tecnologia e segurança, trazendo itens exclusivos na categoria, como o ProPILOT, um sistema de auxílio à condução semiautônomo de Nível 2 SAE, o máximo permitido no Brasil. O novo Nissan Kicks é também equipado com o novíssimo motor 1.0 turbo de 3 cilindros e 12 válvulas com injeção direta, que é produzido no Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ), onde também é fabricado o novo SUV da marca japonesa.

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest