Nissan apresenta Frontier produzida na Argentina. Picape sofreu 20 alterações

Desde 2018 as picapes Nissan Frontier vendidas no Brasil deixaram de ser fabricadas no México e passaram a ser produzidas em Córdoba, na Argentina.

Junto com a mudança de endereço, as picapes sofreram varias alterações, apesar do visual ter sido mantido. Elas também ganharam mais versões. Agora são quatro: S4x4, Attack4x4, XE4x4 e LE 4×4. Os preços começam em R$ 137.550, na versão S com câmbio manual de seis velocidades e tração 4×4, e vão até R$ 194.790, na opção mais completa da gama, a LE. A Attack 4×4 custa R$ 155.590 e a XE 4X4 R$ 172.880.

Para apresentar aos jornalistas estas alterações, a Nissan organizou seis lançamentos regionais: Minas Gerais, Goiás, Bahia, Ceará e Rio Grande do Sul. A reportagem da Sobre Rodas participou da etapa da região sul, em Porto Alegre.

Além de receber informações técnicas sobre o carro, foi possível testá-lo em trechos urbanos e off-road, bem como nas rodovias. Ao todo foram 260 quilômetros de test, entre Porto Alegre e Gramado.

Linha 2019

Entre essas mudanças, houve ajuste na direção, nos freios, na suspensão e redução de ruídos na cabine. Ganhou também equipamentos mais tecnológicos como câmera com visão 360º – única no segmento -, teto solar, novo sistema multimídia A-IVI com tela de oito polegadas, sistema Isofix para duas cadeirinhas, seis airbags, entre outros.

A grande novidade é a S, também a mais simples. Ela vem com motor 2,3 turbo de 160 cv e câmbio manual de seis marchas. Deixando a Frontier mais econômica. A proposta da montadora é atender o público que precisa de uma picape forte e robusta para os trabalhos mais pesados. Mesmo nesta versão de entrada vem com Controle de Descida (HDC) e o Sistema de Partida em Rampa (HSA).

Já a Attack, até então a mais comentada, é a versão de entrada dos modelos automáticos e com motor 2.3 biturbo de 190 cv. O grande diferencial deste modelo está na estética.

Vem com adesivos laterais com o nome da versão e a inscrição “4×4”, estribos laterais, barra tubular (popularmente conhecida como santantônio) e rack de teto na cor preta, pneus todo-terreno, rodas escurecidas, o novo sistema multimídia A-IVI e controle de áudio no volante.

A antiga LE passou a ser XE e a LE ganhou um pacote de opcionais premium. Vem com teto-solar, multimídia de 8 polegadas, seis air-bag e câmera 360 graus.

Conforto

Entre as alterações pelas quais a família de utilitários passou está o aprimoramento no conforto dos bancos, na parte acústica e na dinâmica do veículo. O sistema de direção, por exemplo, foi modificado e está mais preciso nas respostas e mais leve para as manobras.

No banco traseiro, os assentos e encosto foram remodelados para aumentar o conforto dos passageiros. O ângulo do encosto, por exemplo, está 3,5ºmaior e a almofadado assento cresceu 129 mm. Outra novidade no banco de trás é a inclusão do apoio de braço dobrável com portas-copo embutido em todas as versões.

Também receberam cinto de três pontos para todos.

A suspensão traseira com sistema multilink e molas helicoidais tem nova calibração para permitir a adoção das novas rodas aro 18 calçadas em pneus Bridgestone (para a versão LE). O sistema recebeu molas maiores. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria.

Acústica

Outra evolução está no conforto para os ouvidos. Com a aplicação de pára-brisas acústicos e isolamentos sonoros no pára-lama, na tampa do motor, no console central e no painel, a cabine ficou até 5dB mais silenciosa, de acordo com as medições da Nissan. E ganha, em todas as versões, o travamento automático das portas com o carro em movimento.

O sistema ABS para frenagem também foi modificado.

Visao 360 

Um dos destaques da Frontier argentina é Visão 360º, um dos equipamentos que integram a Mobilidade Inteligente da Nissan. O sistema é formado por quatro câmeras e permite ao motorista ter uma visão completa do entorno do veículo. A câmera está disponível apenas na versão topo, LE. Nas demais, com exceção da S, há câmera de ré para auxiliar o motorista.

Outra novidade em tecnologia é a introdução do sistema multimídia A-IVI. Com tela de oito polegadas, inclui os aplicativos Android Auto e CarPlay e permite a conexão simultânea de equipamentos e mais de um telefone celular.

Conta também com a navegação “porta-a-porta”. Com ela, antes de se dirigir aonde a Nissan Frontier está estacionada, basta colocar o destino no aplicativo “Door-To-Door Navigation”, que está disponível sem custos na Play Store e noiTunes e deve estar instalado nos martphone do proprietário.

O painel de instrumentos em TFT ganhou novas opções de telas informativas: velocímetro digital, temperatura externa e bússola digital.

Além disso, de acordo com a versão, o utilitário vem de série com sensor de estacionamento, luzes diurnas (DRL) nos faróis de LED eluz de freio de LED (CHMSL). Já o Vehicle Dinamic Control (VDC) reúne os controles eletrônicos de estabilidade e de tração para dar ainda mais tranquilidade e segurança à condução.

Abilene Rodrigues

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp