Lançamentos

Nissan LEAF, o amigo da economia na conta de luz

Em tempos de tarifas de energia elétrica elevadas, o Nissan LEAF oferece soluções aos proprietários para que a recarga da bateria seja realizada nos horários que a tarifa de eletricidade seja mais barata. O modelo 100% elétrico mais vendido do mercado brasileiro conta com recursos que permitem programar a hora da recarga e também a climatização antecipada do veículo para reduzir o consumo da carga.

Um dos recursos do Nissan LEAF é a possibilidade de escolher a hora para recarregar a bateria. Assim pode-se fazer isso após o horário de ponta (ou pico), por exemplo, durante a madrugada, quando o valor de tarifa de energia elétrica é mais baixo – importante verificar com a concessionária de luz local os horários de aplicação de cada tarifa. É um recurso inteligente e de fácil utilização, pois funciona como programar um alarme para lembrar de um compromisso ou para acordar.

O temporizador de recarga é programado no painel de instrumentos do veículo e faz com que o veículo inicie automaticamente o carregamento nas horas programadas. O recurso fica na memória até eventual mudança, não necessitando ser acionado sempre. Basta indicar os horários de início e fim da recarga, que podem ser aplicados a cada dia da semana. É possível ajustar dois horários automáticos por dia.

Ao chegar no local que o veículo será recarregado, é só conectar o cabo. Quando chega o horário predeterminado, o carregamento começa automaticamente. Todos os passos são detalhados no manual do proprietário.

O recurso funciona para que a carga total da bateria seja atingida, mesmo que horário indicado pelo proprietário termine antes dela estar completa. Assim, não há risco de o veículo ficar com menos de 100% nos módulos. Para compensar isso, o sistema calcula o tempo de recarga e confere com o programado. Se for necessário, o início é antecipado pelo sistema. Para isso, basta escolher o modo “Carga completa tem prioridade” no menu do sistema.

O acesso no painel é pelo caminho: Definições → Configurações EV → Temporizador de Carga. Caso o recurso não seja acionado, o carregamento do carro começará automaticamente após o cabo ser conectado.

Para garantir toda a possibilidade de redução de custos deste recurso, é fundamental que o usuário conheça os horários das diferentes tarifas aplicadas pela concessionária de luz da sua cidade. Outra possibilidade é a adesão à tarifa branca, um regime de preços especiais que pode deixar a conta de luz mais barata. Essas informações específicas para cada localidade costumam ser encontradas nas páginas das empresas do setor.