Nissan R390 GT1 de 7 centímetros repete a história real e conquista o título de melhor customização de miniaturas da marca

Um modelo especial de 7 centímetros de comprimento do superesportivo Nissan R390 GT1 repetiu uma história real e conquistou o prêmio da categoria Nissan do Concurso de Customização de Miniaturas do Salão Diecast 2022. O maior evento de miniaturas do Brasil aconteceu neste fim de semana em São Paulo e reuniu mais de 3 mil colecionadores, visitantes e, também, customizadores de carrinhos, entre eles o paulistano Eduardo Kenji, que criou o R390 GT1 vencedor da edição desse ano.

Na vida real a história do R390 GT1 começou em 1997, quando a Nissan decidiu disputar a categoria GT das 24 Horas de Le Mans. Para isso, seguindo as regras da época, para conseguir a homologação de um carro GT na corrida, precisava que ele fosse baseado em um em veículo “de passeio”, que pudesse ser conduzido em vias públicas. Mesmo que só existisse uma unidade desse automóvel de rua. Assim nasceu o Nissan R390 GT1 de rua que deu origem aos bólidos de mesmo nome, reconhecidos até hoje como os de maior sucesso da marca japonesa nas pistas de Le Mans. Essa mesma história de evolução de um carro de passeio para um modelo de competição se repetiu agora no Salão Diecast 2022 pelas mãos de Eduardo Kenji, que venceu também a primeira edição da categoria Nissan do Concurso de Customização, em 2019.

O modelo campeão de 2022, assim como o carro real, tem como base um R390 GT1 de passeio, no caso, uma miniatura de 7 centímetros – escala 1/64 – encontrada em lojas de brinquedos. Mas o carrinho passou por uma “preparação” total realizada pelo customizador Kenji, em um trabalho que demorou cerca de três semanas. Uma transformação tão impressionante que superou mais 17 réplicas em escala reduzida de automóveis da marca japonesa customizadas por colecionadores de vários estados do Brasil. A escolha da melhor miniatura da categoria foi feita por designers da equipe do Estúdio de Design da Nissan América Latina, que fica na cidade de São Paulo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp