Variedades

Novembro Azul: Hábitos saudáveis podem reduzir o índice de câncer

LHá dois meses o administrador Geraldo Lesczynski resolveu mudar a rotina. Passou a ter uma alimentação balanceada e a praticar exercícios físicos regularmente. O resultado foram 14 quilos a menos, mais disposição para trabalhar e cuidar da família.

“Eu reaprendi a me alimentar. Passei a ter mais condicionamento físico e minha autoestima ficou mais elevada”, contou.

Acima de tudo, Lesczynski pode ter deixado de estar no grupo de risco de homens que podem desenvolver o câncer de próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Este tipo de câncer é o mais frequente entre os homens, depois do de pele.

Segundo a biomédica da Clinic – clínica de estética -, Melissa Szadkoski, os principais fatores de risco, além da idade e genética, são tabagismo, ingestão de bebidas alcoólicas, alimentação gordurosa e rica em doces. “O sedentarismo pode favorecer o desenvolvimento do câncer”, disse.

Existe toda a preocupação porque segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) somente em 2018 foram diagnosticados 68.220 novos casos no Brasil. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.

“Sabemos que o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre o público masculino no país. E de acordo com alguns estudos, há um maior risco entre homens com peso corporal elevado”, explicou Mariana Szadkoski, fisioterapeuta da Clinic.

No entendimento de Melissa, o alto índice da doença e a expectativa de vida dos homens, menor sete anos em relação das mulheres, pode estar ligada medo e à vergonha de falar de assuntos como o câncer de próstata.
“Os homens se sentem desconfortáveis quando assunto e câncer de próstata. Na maioria das vezes é assunto de chacota. Mas, o primeiro passo é fazer o exame de sangue (PSA). Somente se houver alteração, será solicitado o toque retal”, explicou.

A Clinic
A Clinic foi criada em 2009. Na unidade, localizada no Jardim América, em Foz do Iguaçu, elas oferecem tratamentos estéticos de ultraperformance e emagrecimento sustentável.

O endereço é Rua das Guianas, 954, Jardim América, em Foz do Iguaçu. O telefone é (45) 3028-6050.
Siga também pelas redes sociais: facebook.com/ClinicFisioterapia ou instagram.com/clinicfoz

Deixe uma resposta