As séries especiais são uma parte importante da história do Mustang, com modelos que marcaram época e ajudaram a criar a mística em torno do ícone. O Mustang GT Performance Manual, que chega agora ao Brasil em edição limitada de apenas 200 unidades, é o mais novo membro dessa galeria. Feito para os entusiastas que apreciam a direção esportiva, é um carro exclusivo que combina alta performance, sofisticação e tecnologias inovadoras, digno de colecionador.
“A transmissão manual sempre foi vista como uma solução funcional e econômica. Hoje, ela tem outro significado, é um equipamento que cria uma conexão mais emocional e visceral com o carro”, diz Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford. “Por isso, este lançamento também é um tributo ao legado de desempenho do Mustang e a todos que gostam de dirigir, traduzido na assinatura #savethemanuals.”
A nova transmissão manual de seis velocidades permite um controle mais direto da força bruta do motor Coyote 5.0 V8, que agora rende 492 cv – o mais potente já lançado no Brasil. Ela também vem acompanhada de recursos avançados, como o Flat Shift, o Launch Control e o Rev Match, que contribuem para uma experiência de condução surpreendentemente refinada e divertida.
O visual do novo GT é marcado por faixas esportivas pretas e peças na cor bronze, combinando com as três opções da carroceria – Preto Astúrias, Cinza Torres e Branco Oxford. Os freios Brembo com pinças vermelhas e o distintivo comemorativo de 60 anos na coluna traseira são outros detalhes diferenciados. O interior vem com bancos esportivos Recaro e um emblema personalizado junto ao câmbio, com o número de série de cada exemplar gravado a laser.
Oferecido em versão única, o Mustang GT Performance Manual 2025 começa a ser vendido no dia 7 de maio com preço de R$ 600.000 e previsão de entrega a partir de julho. A sua comercialização é feita pelas 55 concessionárias Ford especializadas no Mustang, localizadas em diferentes regiões do Brasil.
“Por se tratar de uma edição limitada, os clientes que já são proprietários de um Mustang, de qualquer ano ou modelo, terão prioridade na venda. E, conforme a disponibilidade, vamos atender depois os proprietários de outros veículos da Ford e o público em geral. É uma forma de reconhecimento aos clientes fiéis do Mustang e da marca”, explica Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.
Bronze e vermelho
A personalidade do novo Mustang GT Performance Manual é destacada pelas faixas esportivas pretas com frisos vermelhos que percorrem toda a carroceria, do capô à traseira, e valorizam as linhas aerodinâmicas da sétima geração do esportivo. Outro item exclusivo é a cor bronze vista nas rodas, no ícone do cavalo na grade dianteira e nos emblemas 5.0 nas laterais e GT na traseira.
“A cor bronze está alinhada com a nova tendência da cor do ano da Pantone, o Mocha Mousse, um tom quente associado a chocolate e café que transmite luxo, aconchego, prazer e sofisticação. Já o vermelho presente no friso das faixas e nas pinças de freio remete a força e esportividade, que são atributos clássicos do Mustang”, diz Andrea Sagiorato, designer da Ford.
A cabine em estilo cockpit vem com novos bancos esportivos Recaro, do tipo concha, ergonômicos e envolventes. O painel digital de 12,4″ e a central multimídia SYNC 4 de 13,2″ formam um conjunto único com telas integradas, trazendo também GPS embarcado, conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, entradas USB tipo A e C, carregador por indução e comandos de voz.
Volante com aquecimento, retrovisores com ajuste e rebatimento elétrico e entrada e partida sem chave fazem parte dos itens de tecnologia e conforto, assim como o sistema de som da B&O, de 900 W, com 12 alto-falantes e subwoofer.
Força bruta, controle suave
O Mustang GT Performance Manual é equipado com o mesmo motor Coyote V8 5.0 da versão automática. Com a nova calibração introduzida na linha, ele ganhou mais nove cavalos e agora entrega 492 cv (@ a 7.250 rpm), mantendo o mesmo torque de 58 kgfm (@ 4.900 rpm) e velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
“Esse motor Coyote de quarta geração, com dois corpos de borboleta eletrônicos e sistema de indução e escapamento menos restritivo, gera 80% do torque máximo a apenas 2.000 rpm. Vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e tem uma relação peso-potência de 3,67 kg/cv, um número fenomenal para um carro desse peso”, afirma André Oliveira, diretor de Engenharia da Ford.
A transmissão manual MT82 de seis marchas – com as duas últimas “overdrive” –, exclusiva do Mustang, garante um casamento perfeito com o motor. Quem espera um comportamento mais ríspido ou pesado no manejo de tanta potência vai se surpreender com a incrível suavidade e facilidade que ela oferece nos engates.
Um dos responsáveis por isso é o Flat Shift, função que permite fazer a troca de marchas sem tirar o pé do acelerador. Acionado sempre que o motor está a mais de 5.000 rpm e o pedal do acelerador é pressionado acima de 40%, ele equaliza a rotação automaticamente, fazendo o motorista se sentir um piloto profissional no volante.