Quando chegamos próximo do final do ano é comum que o leitor identifique um número maior de premiações automotivas, momento para celebrar os melhores produtos e tecnologias. Não seria diferente na área da engenharia, dos motores.
Tenho a satisfação e ao mesmo tempo responsabilidade em participar do Prêmio Motor do Ano, promovido pela Revista AutoEsporte, com um seleto grupo de jurados, de conhecimento técnico e ao mesmo tempo atualizados com os mais recentes recursos que são apresentados em nosso mercado.
O que pode diferenciar um motor do outro muitas vezes está relacionado com a atualidade tecnológica, considerando, por exemplo, o projeto de alimentação, comando e número de válvulas, tipo de cabeçote, presença ou não de turbo, injeção direta etc.
Claro que as características como potência, torque, consumo e emissões mostram o resultado do projeto aplicado na prática no veículo utilizado.
Na categoria Motor do Ano abaixo de 2.0 litros, a vitória ficou com a motorização da Mercedes-Benz 1.3 litro turbo, oferecida no A 200 sedã, que enfrentou o Chery 1.5 Turbo e o Suzuki 1.5.
Desde julho no mercado brasileiro, o A 200 sedã é comercializado em duas versões: Advance (R$ 169.900,00) e Style (R$ 139.900,00), ambas com o mesmo motor.
“Com tecnologia, design moderno e esportividade, o Classe A Sedan é ideal para clientes que possuem um estilo de vida dinâmico e prezam por inovação. O modelo oferece conforto somado à conectividade, proporcionando uma experiência de condução única”, afirma Holger Marquardt, managing director Marketing e Vendas Automóveis América Latina e Caribe.
Equipado com motor de quatro cilindros turbo de 163 cv e 250 Nm de torque, o automóvel contém transmissão de dupla embreagem 7G-DCT de sete velocidades.
Além disso, o motor a gasolina M 282 tem 1,33 litros de cilindrada e um sistema automático de desativação de cilindros: em baixa rotação, o motor atua somente com dois cilindros e em alta rotação com quatro cilindros, oferecendo uma maior eficiência de combustível.
O veículo também possui o Assistente de Frenagem Ativo e, dependendo da situação, pode reduzir as consequências de colisões traseiras ou até mesmo evitá-las totalmente.
Principais destaques do Motor 1,3 litro turbo com quatro cilindros:
– Motor compacto de 1,33 L.
– Aumento de 7 cv em relação ao motor anterior.
– Sistema de desativação de cilindros. Em baixas rotações, dois cilindros são desativados automaticamente, visando melhor eficiência de combustível.
– Redução de CO2 em 13,5 g/km.
– Mesmo com a diminuição do tamanho do motor, o torque continua o mesmo com 250 Nm.
– Turbo compressor controla a pressão de carga eletronicamente – de maneira mais flexível, rápida e precisa.
– Cárter em alumínio fundido e cabeçote leve e compacto – reduz o peso do veículo em áreas importantes para a dinâmica de direção.