Lançamentos

Obtenção de linhas de crédito ajudam na quitação do IPVA para começar 2022 sem inadimplências

O mês de janeiro desperta uma mistura de sentimentos nas pessoas: a empolgação do recomeço de um novo ano e a preocupação com as contas que decorrem desse início. Entre essas contas, o tão temido IPVA. A notícia boa é que hoje existem facilidades para não ficar inadimplente com esse imposto, como por exemplo, a obtenção de linhas de crédito através de cooperativas que oferecem boas condições, como a Sicoob Cocre.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto cobrado anualmente pelo governo do estado, que prevê um valor baseado na chamada Tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que é repassado, metade ao município em que o veículo foi licenciado, e metade para os cofres públicos, para destinação em diversos setores.

Acontece que, além de ser uma conta a mais para se preocupar, esse imposto sofre reajustes todos os anos, e em 2022 o valor a ser pago subiu em mais de 20%, segundo a tabela FIPE. Para um país que vem sofrendo os reflexos da crise na economia causada pela pandemia do Covid-19, esse imposto pode ser causa de muita dor de cabeça para os proprietários de veículos, podendo ter inadimplências para além do que já é costumeiro.

Inadimplência no IPVA

Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, o estado conta com cerca de 964 mil inadimplentes do IPVA de 2021, número que representa quase 5% de toda a frota de veículos do estado todo. É um número que pode aumentar ainda mais em 2022, visto a situação econômica em que o país se encontra e o desemprego que ainda atinge grande parte das pessoas.

“Com isso somado ao contexto da inflação e do aumento do preço dos combustíveis, podemos esperar que o número de inadimplentes do IPVA aumente em 2022. Para que isso não aconteça, as pessoas precisam encontrar outros meios de não se endividarem, e a obtenção de linhas de crédito pode ser uma opção”, diz Felipe Bianchim, gerente financeiro da Sicoob Cocre.

Obtenção de crédito com boas condições

Não é de hoje que os bancos costumam aproveitar da necessidade dos seus clientes de obter crédito, para cobrar altos juros e condições nada favoráveis para obtenção do empréstimo. Por isso é necessário se atentar à instituição financeira que você quer confiar para conseguir o dinheiro do IPVA, de forma a não “tapar o sol com a peneira” e, na necessidade de sanar uma dívida, acabar se endividando ainda mais.