Lançamentos

Oeste em Desenvolvimento abre inscrições para visitas às empresas de transporte da região

O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) abriu, nessa quarta-feira (3), as inscrições para visitas técnicas às empresas administradoras e prestadoras de serviços de transportes da região. A atividade faz parte do 1º Simpósio de Transporte e Logística para o Desenvolvimento Regional (Simtralog), que acontece na UTFPR de Toledo, entre 18 e 19 maio. As vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo seguinte link.

No roteiro está uma visita à Ferroeste, empresa que administra o terminal ferroviário de 248,6 quilômetros, entre Cascavel e Guarapuava, por onde escoa parte da produção agrícola do Oeste Paranaense. A Empresa Sorriso de Toledo, responsável pelo transporte público da cidade, também faz parte do circuito que passa, ainda, por estradas rurais da cidade. As atividades ocorrerão no dia 18, das 8h30 às 12hs.

O objetivo do Simpósio é debater as potencialidades, os impactos e os gargalos do transporte de carga e de passageiros no Oeste do Paraná. Segundo o presidente do POD, Danilo Vendruscolo, a logística regional é uma das mais caras do Brasil. Uma justificativa é a falta de opções de modais. Hoje boa parte da produção escoa pelas rodovias, quando poderia utilizar as ferrovias e hidrovias.

Minicursos

Além da programação do simpósio, os participantes poderão se inscrever em quatro minicursos ministrados por especialistas e com duração de quatro horas cada. Os temas dos minicursos são: “Uso de ferramentas de geoprocessamento”, “Estação Total – Levantamento e processamento de dados”, “Porto secos de fronteira, controle aduaneiro e poder de tributar do Estado” e “Projeto, execução e recuperação de estradas rurais”.

Deixe uma resposta