Variedades

Oeste em Desenvolvimento debate energias renováveis nesta terça-feira (8), em Cascavel

O uso de fontes alternativas de energia como o biogás e a solar será o foco do III Seminário de Energias Renováveis como Vetor de Desenvolvimento do Oeste do Paraná, nesta terça-feira (8), em Cascavel. O evento, organizado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento, será realizado no anfiteatro da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), das 8h30 às 19h.

A programação será composta por talk-shows, palestras e apresentações de fornecedores da cadeia produtiva de energias de várias partes do Brasil. 

O objetivo do encontro é incentivar o aproveitamento de fontes de energias alternativas como o biogás e a solar, melhorar a eficiência energética e ampliar a geração distribuída, assim evitar que os produtores dependam exclusivamente da concessionária de energia.

Para o coordenador da Câmara Técnicas de Energias, Felipe Souza Marques, percebemos cada vez mais um interesse sobre o tema na região. “Participarão do encontro empresários, produtores, fornecedores de energias, prefeitos, secretários de Meio Ambiente e pesquisadores que veem nas fontes alternativas um impulso para o desenvolvimento regional”, disse. 

Confira a programação 

A abertura do III Seminário de Energias Renováveis do Oeste do Paraná será às 8h30, seguida pelo talk-show “Cenário de Energias Renováveis como Vetor de Desenvolvimento Econômico”. Às 10h20, iniciam as apresentações de fornecedores de fontes alternativas de energia. Na sequência, haverá uma palestra sobre “Gestão de Energia e Eficiência Energética”.

As atividades da tarde começam às 13h30 com o talk-show “Biogás: Tecnologia e modelos de negócios para plantas eficientes”, seguida pela apresentação de fornecedores.

Às 15, talk-show “Energia Solar: Iniciativas e propostas para expansão na matriz energética regional”. Às 16h35 o tema da palestra será “Mercado de Energia”, com mais apresentações de fornecedores. As atividades serão encerradas com o talk-show “Oportunidades de negócios no mercado do Biogás e Fotovoltaico”, moderado pelo presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Mario Costenaro.

O evento é realizado pelo Sebrae/PR e promovido pelo Programa Oeste em Desenvolvimento com o apoio da Itaipu Binacional, CIBiogás, TECFAG, Sistema Fiep, Absolar, ABiogás, Copel e Governo do Estado do Paraná. Mais informações e inscrições podem ser solicitadas pelo telefone (45) 3321-7077, do Sebrae/PR em Cascavel.

Oeste em Desenvolvimento

Lançado em 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) é uma iniciativa de Governança Regional que busca promover o desenvolvimento sustentável da região através de um processo participativo.  

Para isso reúne mais de 60 instituições públicas e privadas de abrangência municipal e/ou regional como empresas, cooperativas, instituições de apoio e fomento, sindicatos e associações de classe, universidades, centros de pesquisas e tecnologias dos 54 municípios da região. Entre elas estão Itaipu Binacional, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Sebrae/PR, o Sistema Cooperativo, Caciopar, Amop, Emater e Fiep.

Ele atua nas áreas de Infraestrutura e Logística, Pesquisa e Desenvolvimento, Crédito e Fomento, Capital Social e Cooperação, Meio Ambiente e Energias.

Fonte: Assessoria

 

Deixe uma resposta