Lançamentos

Oeste em Desenvolvimento discutirá projeto para melhoria das estradas rurais

Propostas para melhorias na infraestrutura de transporte e logística da região Oeste do Paraná serão tema de debate no dia 31 de agosto, no auditório do Sebrae, em Cascavel. O encontro, que visa a elaboração de um projeto regional de melhoria das estradas rurais, é organizado pela Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística (CT-INFRALOG) do Programa Oeste em Desenvolvimento.

Um dos principais pontos da pauta é a situação das estradas rurais, por onde escoa toda a produção do agronegócio. Também serão debatidos os gargalos da logística da região e alternativas de modais para transportar a produção para outras regiões do país.

“As más condições das estradas foram um dos pontos críticos levantados pelo Oeste em Desenvolvimento como impeditivos para o crescimento da região”, explicou Danilo Vendruscolo, Coordenador da Câmara Técnica. “Sabemos que o custo do transporte é o que mais encarece os produtos. Ao sanar esse problema, podemos aumentar a competitividade”, completou.

As condições das estradas rurais impactam diretamente na movimentação dos insumos, seja na coleta ou no escoamento do que é cultivado nas principais cadeias produtivas (frango, suínos, peixe e leite). Além das perdas e danos na carga, a limitação da capacidade de escoamento acaba onerando o custo. Com estradas estreitas e mal conservadas, as empresas ficam impedidas de investir em caminhões maiores para transportar a produção. 

Ações regionais

A primeira ação proposta é consolidar os dados das estradas rurais na região e verificar a qualidade das principais rotas. Por meio de informações georreferenciadas, será desenvolvido um mapeamento que incluirá dados sobre o tráfego nessas estradas e a existência de possíveis rotas alternativas. 

A ideia é desenvolver o trabalho em parceria com instituições de ensino, como a Unioeste de Toledo, Universidade da Integração Latino Americana (Unila) e UTFPR de Toledo, e outros parceiros de iniciativas públicas e privadas. 

“Queremos trabalhar em conjunto e disponibilizar essas informações numa plataforma eletrônica aos parceiros”, disse Vendruscolo. “A ideia é discutir condições institucionais comuns entre os municípios do Oeste, para beneficiar as rotas de movimentação da região como um todo”.

Social

Embora o enfoque principal para a implantação do programa de melhoria das estradas seja o econômico, o Oeste em Desenvolvimento observa a implantação também pelo lado social. A má qualidade das estradas prejudica o deslocamento da população como um todo, especialmente em épocas de chuva, e pode causar acidentes. 

Inscrições

O debate acontece no dia 31, a partir das 13h30, no auditório do Sebrae, em Cascavel. Para participar, basta se inscrever pelo link http://goo.gl/forms/Zaq7K6nj5hiZIQt22e. Mais informações pelo e-mail: ctinfra@oesteemdesenvolvimento.com.br ou pelo telefone (45) 3576-7081.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta