Oeste em Desenvolvimento fará censo agropecuário nas 54 cidades de abrangência do programa‏

O Programa Oeste em Desenvolvimento fará, agora em agosto, o Censo de Secretarias de Agricultura do Oeste do Paraná (Censo Seagri-Oeste). A iniciativa tem como objetivo levantar as ações desenvolvidas pelas secretarias de agricultura dos 54 municípios de abrangência do território.

De acordo com Jonhey Nazário Lucizani, representante do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) no Oeste em Desenvolvimento, ao conhecer a realidade de cada município, o programa poderá contribuir no fortalecimento dos projetos já existentes e ações futuras. Ao longo do tempo, o trabalho poderá se transformar nos mais completos “Raios X” da infraestrutura rural de cada um desses municípios.

Os dados também servirão como base para que os municípios possam apoiar as ações consideradas prioritárias pelas câmaras técnicas para o crescimento sustentável da região. Todos os resultados serão tabulados e ficarão à disposição no site do programa: www.oesteemdesenvolvimento.com.br.

Levantamento

Serão realizadas entrevistas com todos os secretários de agricultura do território. A ideia é agrupar num banco de dados a realidade de cada município, como por exemplo, o número e perfil de funcionários, ações já realizadas e projetos em andamento e políticas agropecuárias desenvolvidas nos últimos anos.

Entre outros dados, o censo vai apurar a quantidade de estabelecimentos agropecuários no município, quantos deles recebem assistência técnica e as principais atividades econômicas locais.

Na linha de políticas agropecuárias, o censo levantará, por exemplo, o que cada secretaria vem fazendo para promover o setor, como investimento em assistência técnica, vacinas, compra de insumos, sucessão familiar e controle de doenças.

O programa pretende saber se o município tem investido em ações de melhoria das estradas rurais e se possui obra de conservação de solo, entre outras coisas.

Oeste em Desenvolvimento

Lançado em 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento é uma iniciativa que reúne mais de 40 instituições como a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), o Sebrae/PR, o Sistema Cooperativo, a Caciopar, a Amop, a Emater e a Fiep.

O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico do Oeste do Paraná por meio de ações integradas. Ele atua nas áreas de Infraestrutura e Logística, Pesquisa e Desenvolvimento, Crédito e Fomento, Capital Social e Cooperação, e Energias Limpas e renováveis.

Fonte: Assessoria

Compartilhe esse post:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest