A coluna do dia 20 de dezembro já é conhecida por apresentar um resumo com carros mais premiados nos prêmios automotivos que participo. Em 2019 participei de quatro importantes e significativos prêmios do segmento automotivo: AutoEsporte na categoria dos motores, Top Car TV, Top Truck TV e Prêmio Imprensa Automotiva, promovido pela ABIAUTO. Foram 30 categorias que destacam veículos, caminhões, motores, tecnologias e executivos.
O resultado desses prêmios pode ser utilizado por você, consumidor, que procura um novo veículo e ainda tem algumas dúvidas. A escolha de um novo veículo é normalmente determinada pelas necessidades que você e sua família possuem.
A Toyota foi a grande vencedora entre os veículos, conquistando 26,1% das categorias concorrentes. A Mercedes-Benz veio logo atrás com 21,7% das categorias vencedoras, seguida de perto pela CAOA Chery, com 17,4%. A Fiat conquistou 13%, enquanto Audi e Ford ganharam dois prêmios cada uma e a Renault levou um prêmio.
O principal motivo das tantas conquistas da Toyota foi o lançamento do Corolla. Nas três premiações que participei o Corolla foi destaque. Foram seis categorias vencedoras, enquanto Argo, Q8, Tiggo 5X e Ranger ganharam duas. Cronos, GLC 300, Classe A Sedan e Classe E conquistaram uma categoria vencedora.
Desde seu lançamento, o Novo Corolla já soma 15 mil unidades vendidas no Brasil, superando as expectativas iniciais em 15%. Deste total, 22% das vendas foram representadas pela configuração Híbrida flex, enquanto as demais versões 2.0L Dynamic Force representam 78%. Vale mencionar que, no Brasil, o modelo é líder de seu segmento há cinco anos consecutivos.
Atualmente, o Novo Corolla produzido no Brasil é exportado para Argentina, Paraguai, Uruguai, Equador e Colômbia. No mundo, o modelo é fabricado em 15 locais diferentes e vendido em mais de 150 países, com vendas que superam 45 milhões de unidades desde 1966, ano de sua estreia.
O Novo Corolla, lançado pela Toyota do Brasil em setembro deste ano, obteve nota máxima de segurança segundo os mais atuais protocolos em teste de colisão realizado pelo Latin NCAP, braço do renomado programa Global NCAP, que promove testes de segurança de automóveis comercializados na América Latina.
O sólido resultado de cinco estrelas, válido para adultos e crianças, se deve principalmente ao fato de o veículo ser equipado, desde a versão de entrada, com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e sete airbags (sendo dois frontais, um de joelho para o motorista, dois laterais e dois de cortina).
O lançamento da 12ª geração do veículo mais vendido do mundo faz parte de um novo capítulo na história da Toyota do Brasil e na região da América Latina, além de representar um divisor de águas na indústria automotiva brasileira. Pela primeira vez, um veículo híbrido é produzido nacionalmente, além de ser o primeiro em todo o mundo a receber a inédita tecnologia híbrida flex.
O Novo Corolla é construído sob a plataforma GA-C, derivada da TNGA, sigla em inglês de Toyota New Global Architecture (Nova Arquitetura Global Toyota), que diz respeito a uma filosofia de fabricação focada em melhorar drasticamente o desempenho do carro e destacar as características únicas de cada modelo, melhorando significativamente os componentes essenciais que fazem parte do veículo e têm um impacto direto no design, conforto, desempenho e segurança.
Além de se consolidar como o sedã médio mais seguro da América Latina, a partir deste resultado, o Novo Corolla torna-se ainda o veículo mais seguro já produzido pela Toyota em seus mais de 60 anos de trajetória no País, o que demonstra o comprometimento da fabricante com a segurança, um de seus pilares fundamentais.
Quando entramos nos veículos pesados, a Mercedes-Benz conquistou 42,9% dos prêmios possíveis, foram três categorias das sete em disputa. A Volkswagen Caminhões e Ônibus teve duas vitórias, enquanto Scania e Hyundai CAOA conquistaram uma categoria.
“Cada prêmio simboliza o alto nível de qualidade dos produtos Mercedes-Benz, que são referência em conectividade, tecnologia e segurança. Ter o reconhecimento de profissionais especializados do segmento automotivo reforça que estamos seguindo uma estratégia focada em atender as necessidades de cada cliente de forma exclusiva”, afirma Holger Marquardt, diretor de marketing e vendas de automóveis da Mercedes-Benz para a América Latina e Caribe.
O Actros 2651 foi o grande vencedor entre os pesados. A nova geração da Scania, HR 2.5, Delivery 9.170, Constellation 32.360 e Atego 1419 venceram em suas categorias.
“Essas premiações nos mostram que estamos no caminho certo. Estamos, cada vez mais, ouvindo os nossos clientes e transformando suas necessidades em soluções completas de transporte”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
De acordo com o executivo, a dupla premiação do Actros consolida o reconhecimento dos clientes ao top de linha da marca, que, a partir de 2020, traz uma série de inovações para garantir mais eficiência e rentabilidade no transporte de cargas.
“O Novo Actros é o primeiro caminhão digital do mercado brasileiro e o mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País”, diz Philipp Schiemer.
Outros prêmios que merecem destaque: melhor performance empresarial (Melhor montadora) – Mercedes-Benz; Melhor executivo de montadora – Philipp Schiemer (Mercedes-Benz); Melhor performance empresarial (Melhor montadora) CAOA Chery; Melhor executivo de montadora – Carlos Alberto de Oliveira Andrade; Melhor comercial de TV Produto – Renault Kwid OutSider, com Caverna do Dragão, agência DPZ&T e Melhor inovação tecnológica automotiva – Toyota – Sistema Híbrido Flex.