Variedades

Outubro Rosa: Obesidade contribui para o desenvolvimento de câncer, afirma fisioterapeuta

No mês de prevenção ao Câncer de Mama, a fisioterapeuta Mariana Szadkoski, faz um alerta sobre fatores de risco. A obesidade, por exemplo, contribui para maior prevalência de câncer de mama, de endométrio, de rim, de fígado, de bexiga, de esôfago, e colorretal.
“Ter uma vida saudável pode reduzir a chance de desenvolver a doença”, afirma.

Segundo a fisioterapeuta, uma pesquisa mostrou que em 2025, 29 mil brasileiros terão câncer relacionados à obesidade. Um número é bem maior que os 15 mil casos registrados em 2012.

Atualmente, os casos de câncer associados ao peso elevado respondem por 3,8% de todos os diagnósticos oncológicos feitos no país; daqui a sete anos, serão 4,6%.

“Queremos que as nossas clientes e amigas saibam que ao ter uma vida saudável, com a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada podem prevenir a obesidade e consequentemente o câncer”, disse Mariana.

Iluminação

Em alusão ao Mês de Prevenção ao Câncer de Mama, a Clinic – Clínica de Estética –, em Foz do Iguaçu, se iluminou de rosa.

A adesão da clínica em faz parte da mobilização mundial de alerta sobre a doença que mata mais de 17 mil pessoas todos os anos no Brasil. Em todo o mundo, são 627 mil mortes, o que representa 6,6% do total de óbitos por todos os tipos da doença.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), são diagnosticados 59,7 mil novos casos por ano no país. Cerca de 30% do total de cânceres diagnosticados na população feminina.

“Temos percebido um aumento no número de novos casos e de mortes por câncer de mama ano a ano. Ano passado a média de morte era de 14 mil. Hoje são 17 mil. A prevenção é o melhor remédio. Queremos chamar a atenção das nossas clientes e amigas para a importância do autoexame e também para a mamografia”, disse a biomédica da Clinic, Melissa Szadkoski.

A recomendação do Ministério da Saúde é um exame clínico anual para mulheres com mais de 40 anos e uma mamografia a cada dois anos para o público entre 50 e 69 anos.

A Clinic
A Clinic foi criada em 2009 por duas irmãs: Melissa e Mariana Szadkoski. Na unidade, localizada no Jardim América, em Foz do Iguaçu, elas oferecem tratamentos estéticos de ultraperformance e emagrecimento sustentável.
O endereço da Clinic é Rua das Guianas, 954. Jardim América, Foz do Iguaçu. Ou pelo telefone telefone (45) 3028-6050. Siga também pelas redes sociais: facebook.com/ClinicFisioterapia/ ou instagram.com/clinicfoz/.

Deixe uma resposta